Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO
Josafá Lima de Souza, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-09

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia Josafá Lima de Souza, discente do 8° Período de Psicologia sob supervisão do(a) Professor(a) Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 30/11/2020 com carga horária total de 83 horas, sendo 63 horas de prática e 20 horas de supervisão e ocorreu no formato Presencial na instituição intitulada ASAS - AMIGOS SEMPRE AMIGOS, com sede no endereço Rua Coronel Otaviano da Rocha, nº 718, Bairro São Domingos, situada em Ubá/ MG, CEP: 36504-042, inscrita no CNPJ sob n.º 28.407.382/0001-91.

Objetivos do Estágio:

Geral:

Acolher a demanda inicial de sujeitos que procuram o grupo Asas. O acolhimento implica na responsabilização do profissional pelo usuário, desde o início do atendimento até o final. Nessa perspectiva, acolher é ouvir as queixas do cliente, considerando suas preocupações e angústias, respondendo às demandas espontâneas por ajuda psicológica no instante de sua urgência, usufruindo de uma escuta qualificada que possibilite avaliar a pluralidade de demandas (BRASIL 2009 Apud ALEXANDRE et.al 2019).

Objetivos específicos:

Identificar as demandas emocionais recentes enviadas ao grupo; Fazer o acolhimento em saúde mental e encaminhar; Orientar Profissionalmente; Organizar os dados e fazer a devolutiva para a coordenação do grupo.

 

Público alvo:

O atendimento foi aberto para a população em geral, sendo o público alvo adolescentes e jovens com alguma demanda emocional e insegurança no que diz respeito a escolha de uma futura profissão para seguir carreira após conclusão do ensino médio.

Práticas, procedimentos e Intervenções:

Deu-se início ao estágio através de uma primeira reunião com os estagiários a fim de acertar os detalhes para prosseguimento do trabalho. A partir daí, elaborou-se um encontro inicial com os pacientes objetivando promover um acolhimento grupal, o que por sua vez auxilia na elaboração de um ambiente seguro e acolhedor para possibilitar a livre expressão dos seus sentimentos, pois, para que o acolhimento alcance a eficácia quando realizado de forma coletiva, é necessário que haja a valorização da singularidade daqueles que são acolhidos (OURY 1991 Apud GRECO 2009). Para TABAK (1973 Apud SOUZA 2009), são as experiências grupais que permitem observar as características ‘políticas’ do ser humano, pois é através do grupo reunido que essas características se manifestam.

Partindo do pressuposto que este trabalho abordaria as sensações e emoções dos pacientes - o que exerce certo nível de influência nas escolhas profissionais,- viu-se a necessidade de tornar o ambiente dinamizado, em virtude de que  a dinâmica de grupo possibilita  tanto uma atuação pontual do profissional, quanto flexibiliza o desenvolvimento e a mudança de comportamento dos participantes, sendo que as experiências e os aprendizados são verdadeiramente transformados em comportamento a partir do momento em que passam a ser vivenciados (FELIPPE 1998 Apud SOUZA 2009).

Com a finalidade de dar início a próxima etapa do acolhimento, sendo esta, a orientação profissional, percebeu-se a necessidade da realização de um plantão social ativo pelos estagiários na comunidade do bairro São Domingos, em Ubá de modo que pudesse haver a divulgação do atendimento oferecido em orientação vocacional. Conforme explica Costa (2007), a orientação profissional tem por objetivo principal ampliar as perspectivas dos indivíduos em relação a si e a uma carreira profissional, isto significa que ela possibilita uma escolha profissional que esteja em sintonia com o conhecimento de si mesmo e da atual realidade do mercado de trabalho em que o sujeito está inserido.

O processo de orientação profissional realizado em grupo possui uma aplicabilidade melhor do que o individual, dado que maximiza o tempo do orientador por atender um número maior de pessoas ao mesmo tempo.  Nesse tipo de intervenção os participantes do grupo tem a oportunidade de aprender novas informações na troca de diálogo entre eles, além de receber suporte emocional dos demais participantes e de aprender por compartilhar experiências congêneres (NILES e HARRIS-BOWLSBEY 2005 Apud ESBROGEO 2008).

 

Competências e habilidades:

O Estágio possibilitou analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

 

ALEXANDRE, Vinicius. O Acolhimento como Postura na Percepção de Psicólogos Hospitalares. Psicologia: Ciência e Profissão, São Paulo, 2019. V.39. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100148>. Acesso em: 03 Dez 2020.

COSTA, M. Janaina. Orientação profissional: um outro olhar. Psicologia USP, São Paulo, 2017, V.18. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642007000400005#:~:text=Assim%2C%20a%20orientação%20profissional%20faculta,sentido%20de%20a%20pessoa%20se>. Acesso em: 03 Dez 2020.

ESBROGEO, C. Maristella. A Avaliação da Orientação Profissional em grupo: o papel da informação no desenvolvimento da maturidade para a escolha da carreira. Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-20052009-215340/publico/MARYSTELLA.pdf >. Acesso em: 03 Dez 2020.

SOUZA, Marcia. As dinâmicas sócias e as Psicologias dos grupos. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/educacao/graduacao/pedagogiapresencial/MarciaRobertaClementinodeSouza.PDF >. Acesso em: 03 Dez 2020.