Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO
Josafá Lima de Souza, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-09

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico do acadêmico de psicologia Josafá Lima de Souza, discente do 8° Período de Psicologia sob supervisão do(a) Professor(a) Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de Agosto a Dezembro de 2020, com carga horária total de 60 horas, sendo 40 horas de prática e 20 horas de supervisão, sendo que o mesmo ocorreu no formato Remoto.

Objetivo do Estágio:

Em questão de um a dois meses da instalação do isolamento social, periódicos científicos começaram a disponibilizar estudos mostrando a possibilidade de ocorrência de sintomas específicos nas pessoas que foram atingidas direta ou indiretamente pela pandemia. Manifestações como de estresse pós-traumático, confusão mental e raiva, como também quadros de ansiedade, medo, depressão e pânico, além de preocupações relativas à sua disseminação e implicações psicossociais e afetivas (BOOKS et.al 2020 Apud ENUMO e LINHARES, 2020).

É papel da(o) Psicóloga(o) atuar com recursos técnicos de forma a amenizar o sofrimento psíquico dos indivíduos que estejam passando por algum tipo de conflito emocional. Diante disso, faz-se necessário a atuação do profissional de Psicologia em situações emergenciais, como nesse período de isolamento social. De acordo com (BRUCK 2009 Apud FARIAS et.al 2013), a Psicologia das emergências atua através dos incidentes críticos, acidentes e desastres, desde uma ação preventiva até o pós-trauma e, caso haja necessidade, contribui com intervenções de compreensão, apoio e superação de traumas psicológicos às vítimas e aos profissionais. Tais questões impactais que vão desde a experiência pessoal do estresse pós-traumático aos eventos provocados por calamidades que causam algum tipo de prejuízo na saúde mental dos envolvidos, sejam eles naturais e/ou provocadas pelo homem na sociedade.

Entende-se a finalidade dos estágios oferecidos por clinicas-escolas disponibilizados pelas instituições de ensino, em duas perspectivas fundamentais, sendo elas: a ação de possibilitar o treinamento de alunos através da aplicação dos conhecimentos teóricos absolvidos em sala de aula, e a oportunidade de ofertar o atendimento à população menos favorecida, que em consideração, contribui para a formação de profissionais qualificados e com capacidade de desenvolver as práticas psicológicas de acordo com as novas demandas que são estabelecidas (HERZBERG, 1999 Apud AMARAL, 2012 et.al).

O presente estágio teve por objetivo oferecer suporte às pessoas com necessidade de apoio psicológico, tendo em vista a forte mudança no cotidiano e o impacto causado na saúde mental destes, em função da pandemia da Covid-19. Além disso, o projeto teve por finalidade proporcionar aos acadêmicos de psicologia uma nova experiência ao estagiar de forma remota, viabilizando o campo de prática para que fosse cumprido as horas necessárias de atuação básica.

 

Público alvo:

O estágio foi aberto para a população em geral, sendo o público alvo indivíduos maiores de 18 anos com alguma demanda psicológica pertinente ao período de isolamento social.

Práticas, procedimentos e Intervenções:

O projeto teve início com a preparação de um questionário virtual de inscrição visando o registro dos pacientes, de forma que pudessem aguardar o atendimento feito pelos estagiários. O primeiro processo no qual os pacientes foram submetidos foi a entrevista inicial, famigerada como triagem. A triagem é uma forma de atendimento usual e necessário em clínicas-escola e serviços oferecidos pela rede pública de saúde. De acordo com CHAMMAS (2009), o objetivo da triagem é determinar a prática de atendimento para escolher os indivíduos que podem ser atendidos no serviço oferecido sem deixar de levar em consideração a especificidade da demanda do cliente e dos tipos de atendimentos disponíveis. Assim sendo, o usuário ao ser ouvido, é direcionado ao tipo de atendimento cabível para sua particularidade. Embora a inscrição faça parte do processo de triagem, ela não se resume neste ato, mas se amplifica em um serviço de atendimento psicológico com características específicas.

Após passarem pela triagem, os pacientes foram encaminhados para outra fase do atendimento, sendo ela, o acolhimento, que do mesmo modo, se deu por plataformas digitais como Google Meeting, Skype e WatsApp. O acolhimento implica na responsabilização do profissional pelo usuário, desde o início do atendimento até o final. Nessa perspectiva, acolher é ouvir as queixas do cliente, considerando suas preocupações e angústias, respondendo às demandas espontâneas por ajuda psicológica no instante de sua urgência, usufruindo de uma escuta qualificada que possibilite avaliar a pluralidade de demandas (BRASIL 2009 Apud ALEXANDRE et.al 2019).

Competências e habilidades:

O estágio possibilitou uma experiência única ao permitir a atuação através do atendimento psicológico remoto, algo que ainda não era previsto na grade curricular do curso de bacharelado em psicologia do UNIFAGOC. Pôde-se perceber que mesmo com a distância física, a escuta especializada é fundamental e se faz necessária nos processos terapêuticos, sendo capaz tanto de possibilitar uma atenção especial ao sofrimento do indivíduo quanto à fornecer um acompanhamento breve para pessoas que nunca tiveram contato com um profissional de psicologia, seja por questões sintomáticas ou pelo fluxo da rotina do dia a dia. O Atendimento Psicológico online permite ao paciente que possui dificuldades em se expressar face a face, ter mais liberdade para falar de questões relacionadas ao seu sofrimento, uma vez que se encontra em outro espaço físico. Além de permitir um contato afetivo, já que no momento de isolamento social esses contatos são restritos, a tecnologia, possibilita que mesmo em momentos como esse, haja um contato que proporcione a sensação de não estar só.

Este trabalho permitiu colocar em prática o que foi aprendido em teoria sobre ouvir acolher e intervir sob referencial teórico-científico. A atuação foi produtiva ao passo que gerou o aperfeiçoamento das habilidades técnicas que estão diretamente ligadas com a interação com o outro, essas que são competências necessárias para a formação de um(a) futuro(a) psicólogo(a).

Referências bibliográficas usadas como suporte:

ALEXANDRE, Vinicius. O Acolhimento como Postura na Percepção de Psicólogos Hospitalares. Psicologia: Ciência e Profissão, São Paulo, 2019. V.39. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100148>. Acesso em: 01 Dez 2020.

AMARAL, Villemor et. Al. Serviços de psicologia em clínicas-escola: revisão de literatura. Boletim de Psicologia, São Paulo, 2012. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v62n136/v62n136a05.pdf> Acesso em: 01 Dez 2020.

CHAMMAS, D. Triagem estendida: um modo de recepção de clientes em uma clínica escola de Psicologia. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Clínica) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432012000100005> Acesso em: 01 Dez 2020.

ENUMO, S. R. F., e LINHARES, M. B. M. Contribuições da Psicologia no contexto da pandemia da COVID-19: seção temática. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100101> Acesso em: 01 Dez 2020.

FARIAS. Cristina. L.; SCHEFFEL. Thais R.; JUNIOR. Schruber J. Atuação do Psicologo nas Emergências e Desastres, Santa Catarina, 2013. Disponível em: < http://www.abrapede.org.br/wp-content/uploads/2013/01/Atuação-do-Psicólogo-nas-Emergências-e-Desastres.pdf> Acesso em: 01 Dez 2020.