Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
estágio supervisionado basico avaliação psicológica
Claudia Mara Clemente Domingos, Aalexandre Augusto Corrêa

Última alteração: 2020-12-09

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Claudia Mara Clemente Domingos, discente do 6° período sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa. Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100horas e ocorreu de no formato Remoto.Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos. Público alvo: Comunidade me geral, acima de 16 anos. Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.Competências e habilidades: Praticar a aplicação de testes e elaboração de laudos seguindo as diretrizes do CFP. Com base na resolução 06/2019 o documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, grupo ou Instituição. Devem ser elaborados conforme os princípios de qualidade técnica e científica presentes no regulamento. A construção do teste de personalidade também foi parte do processo de conhecimento e trouxe uma experiência positiva ao currículo. A finalização do processo com a elaboração dos laudos foi algo prático visto à insegurança que nos toma à princípio. Embasados nas resoluções do CFP, e atentos às atualizações concluímos o ciclo do estágio. Em particular, a experiência para mim foi gratificante, levando em consideração às pessoas na qual eu fiz as aplicações, que era pessoas muito próximas e me surpreenderam, e a limitação que o ano nos trouxe. 
Referências bibliográficas usadas como suporte:

Fleck MP, Louzada S, Xavier M, Chachamovich E, Vieira G, Santos L, et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida WHOQOL-bref. Rev Saude Publica. 2000;34(2):178-83

Ciconelli, R.M. (1997). Tradução para o português e validação do Questionário Genérico de Qualidade de Vida "Medical outcomes study 36 - item short-form health survey (SF-36)". Tese de Doutorado em Medicina. Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina).

Nunes, C. H. S. S. (2005). Construção, normatização e validação das escalas de socialização e extroversão no Modelo dos Cinco Grandes Fatores. Tese de Doutorado não-publicada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Mayer, J.D & Salovery, P (1997). Emotional development and emotional intelligence. Nova Iorque: Basics Books.


Falcone E, Ferreira M, Luz R, Fernández C, Faria C, D’AugustinJ, et al.Inventário de Empatia (IE): desenvolvimento e validação de uma medida brasileira. Aval Psicol. 2008;7:321-34

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.