Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de estágio supervisionado básico
Arthur Moreira, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-09

Resumo


Relatório de estágio supervisionado (básico) do(a) acadêmico(a) de psicologia ARTHUR GREGÓRIO DIAS MOREIRA, discente do 6º período de psicologia sob supervisão do(a) Professor(a) FRANCESCA STEPHAN TAVARES. Este relatório abrange o período de 20/08/2020 - 10/12/2020, com carga horária total de 60 horas (20 horas de supervisão e 40 horas práticas e de preparação) e ocorreu no formato Remoto.

Objetivo do Estágio: Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica durante a pandemia de COVID-19.  Objetivos Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social; Fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram. Público alvo: pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Organizou-se uma movimentação nas redes sociais (Facebook e Instagram), onde foi divulgado e aberto um link de inscrição para os interessados no projeto. Depois de receber a demanda, iniciou-se o processo de triagem dos pacientes, através dos meios de comunicações escolhidos pelos mesmos, realizando uma coleta de dados e queixas para melhor referenciação dos casos. Em seguida, eram marcados os acolhimentos de acordo com as evoluções, objetivando ouvi-los, acolhe-los e empoderá-los. As inscrições no projeto se mostraram diversificadas, parte buscava ajuda por si próprio(a) ou por aconselhamento de conhecidos, enquanto outros só estavam curiosos quanto ao projeto. Houveram casos de desistência por motivos de confusão sobre o objetivo do estágio, por resistência em geral, e pessoas que nem sequer deram retorno quando contatadas. As supervisões foram realizadas uma vez por semana, com o intuito de relatar as triagens e acolhimentos, discussões de materiais de apoio, e orientar para que houvesse prosseguimento com os casos. Vários pacientes traziam casos relacionados à pandemia e seu consequente isolamento, que gerou uma quebra de rotina e segurança: relatavam crises de ansiedade que se intensificaram, vulnerabilidades emocionais, desestruturação familiar e social, ocorrendo também, casos mais graves como o de abusos. Com o avançar do semestre, vários pacientes foram se mostrando mais capacitados e organizados com relações às suas demandas/queixas, dando início a desvinculação do acolhimento (também houveram encaminhamentos para futuros tratamentos), onde alguns tiveram dificuldades de se desligar do projeto, pois criaram um vínculo de estabilidade com projeto e com os estagiários. Por fim, encerra-se um estágio que trouxe riqueza de aprendizados advindos da experiência adquirida das triagens e acolhimentos, baseada na adaptação do período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19. É um projeto que existe possibilidade de ser reaberto no futuro.

Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

ROCHA, Maria Cristina. Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos. Revista do NUFEN, v. 3, n. 1, p. 119-134, 2011.

PAPARELLI, Rosélia Bezerra; NOGUEIRA-MARTINS, Maria Cezira Fantini. Psicólogos em formação: vivências e demandas em plantão psicológico. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 27, n. 1, p. 64-79, Mar. 2007.

MELO, Bernardo Dolabella et al. (org). Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: recomendações para gestores. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020. Cartilha. 13 p.