Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de estágio supervisionado básico: Acolhimento psicológico online
Tatiele Jerônimo Rezende, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia Tatiele Jerônimo Rezende, discente do 8° período sob supervisão do(a) Professor(a) Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 07/08/2020 à 11/12/2020, com carga horária total de 30 horas de supervisão, 20 horas de preparação e 10 horas de atendimento, somando 60 horas de estágio, e ocorreu de no formato Remoto. Objetivo do Estágio:

Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica durante a pandemia de COVID-19.

Objetivos Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social; fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram. Público alvo: pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Este estágio foi composto por supervisões semanais onde discutíamos técnica e métodos de atuar de forma online, afim de proporcionar acolhimento as pessoas que estavam em um grau de vulnerabilidade nesse momento pandêmico, tudo isso pautado no código de ética do psicólogo. Fizemos slogans e banners para publicar em nossas redes sociais, com intuito de atrair nosso público alvo, fizemos storys explicando a dinâmica e como iria funcionar nossos acolhimentos, foi criado também um link para que essas pessoas pudessem fazer a inscrição para serem guiados para a triagem. “A triagem, para o psicólogo, é um processo de conhecimento de quem procura por atendimento e que busca, muito além dos sintomas, saber qual é o sofrimento e onde estão suas causas. Para muito além dos sintomas, das queixas, das designações nosológicas, o processo de conhecimento do cliente procura uma compreensão mais ampla e mais aprofundada do sujeito e do grupo em que ele está inserido (PERFEITO; MELO, 2004)”.

Esse processo de triagem foi realizado de maneira remota através de WhatsApp, google meet, zoom e ligação telefônica, depois de realizada a triagem, o paciente era encaminhado para o acolhimento, não cheguei a realizar acolhimento, entretanto, pude ter um enorme aprendizado e conhecimento sobre o processo através do que meus colegas traziam para a supervisão.

Todos os dados e informações colhida por nós eram armazenados em uma conta do google drive, compartilhada e organizada por nós, desenvolvemos um trabalho em equipe com competência, profissionalismo e companheirismo. O estágio foi muito rico e de enorme contribuição para minha formação acadêmica.

Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Referências:

PERFEITO, Hélvia Cristine Castro Silva; MELO, Sandra Augusta de. Evolução dos processos de triagem psicológica em uma clínica-escola. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 21, n. 1, p. 33-42, Apr.  2004. Available from <http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S0103166X2004000100003&lng=en&nrm=iso>. access on 03  Dec.  2020.