Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório Final de Estágio
Cristiano Bigonha Schiavon, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Grupo Asas Presencial

 

Relatório de estágio supervisionado básico do acadêmico de psicologia Cristiano Bigonha Schiavon, discente do 8° período sob supervisão da Professora Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 05 de setembro a 28 de novembro de 2020, com carga horária total de 83 horas e ocorreu no formato Presencial no Grupo Asas.

 

Objetivo do Estágio: Geral: Acolher a demanda inicial de sujeitos que procuram o grupo Asas. Objetivos específicos: Identificar as demandas emocionais recentes enviadas ao grupo; Fazer o acolhimento em saúde mental e encaminhar; Organizar os dados e fazer a devolutiva para a coordenação do grupo.

 

Público alvo: pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente jovens entre 12 e 18 anos residentes na comunidade.

 

Práticas, procedimentos e Intervenções:

Em um primeiro momento durante o trabalho desenvolvido no Grupo Asas, recebemos as pessoas que procuravam o Grupo durante o final de semana e a partir daí realizamos os acolhimentos destas demandas. Yehia (2004) apud Alexandre et al. (2019) caracteriza o Acolhimento como semelhante a um plantão psicológico, onde a atitude do psicólogo é de acolhimento ao cliente de uma forma empática, buscando compreendê-lo, respeitando seus limites e procurando ampliar suas possibilidades.

Verificado que a procura pelo Grupo no final de semana era na maior por parte realizada por jovens, foi desenvolvido um grupo de adolescentes, com o objetivo de se realizar atividades de orientação e conscientização, enquanto aguardavam o acolhimento individualizado quando necessário. Incialmente no grupo foram trabalhadas questões que foram levantadas pelo jovens como temas de curiosidade e interesse. Trabalhamos as emoções e temas como bullings. Para tanto foram usados materiais impressos, mídias como data show, músicas e vídeos. Também sempre foram realizadas rodas de conversas sobre as temáticas levantadas.

Just e Enumo (2015) apontam que a adolescência é um período da vida particularmente estressante em virtude das mudanças físicas, psicológicas, cognitivas e sociais, que são características dessa fase do desenvolvimento. Estas mudanças propiciam o aumento do número e da variabilidade das experiências de vida e das demandas que os diferentes ambientes provocam nestes indivíduos. Os jovens vivenciam novos eventos de vida como relacionamentos amorosos, busca de novos amigos e metas acadêmicas escolares, que podem desencadear a reações de estresse e de maior vulnerabilidade à ocorrência da psicopatologias. Desta forma justifica-se as intervenções realizadas nas atividades do Grupo.

Dando sequência nas atividades realizadas no grupo foi possível perceber o interesse dos jovens com relação a questões sobre futuro profissional. Desta forma iniciou-se uma trabalho de orientação profissional, com divulgação das atividades na comunidade, pesquisa de profissões, aplicação de dinâmicas e conversas com estes jovens, de modo a elucidar duvidas e trazer perspectivas futuras. No campo da orientação profissional Silva (2003) destaca como atividades específicas da atuação do psicólogo o diagnóstico e solução de problemas que os indivíduos têm em relação a seu futuro, como estudantes e profissionais, no sistema econômico da sociedade a que pertencem.

 

Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

 

Referências bibliográficas usadas como suporte:

 

ALEXANDRE, V. et al. O Acolhimento como Postura na Percepção de Psicólogos Hospitalares. Ribeirão Preto: Revista Ciência e Profissão, 39, 1-14, 2019. Disponível em:

<https://www.scielo.br/pdf/pcp/v39/1982-3703-pcp-39-e188484.pdf>. Acesso em 01 dez 2020.

 

JUST, A.P; ENUMO, S.R.F. Problemas emocionais e de comportamento na adolescência: o papel do estresse. São Paulo:  Acad. Paul. Psicol. v.35 n.89, 2015.  Disponível em:

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415711X2015000200007>. Acesso em 01 dez 2020.

 

SILVA, L.L.M. Formação do psicólogo: a contribuição da orientação profissional. São Paulo:  Psic v.4 n.1, 2003. Disponível em:

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142003000100006>. Acesso em 01 dez 2020.