Última alteração: 2020-12-08
Resumo
Título: Aplicação de teste psicológicos seletra.
Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Izaura Aparecida dos Santos Ferreira, discente do 10° período sob supervisão do Professor Leo Sampaio. Este relatório abrange o período de 10 de agosto e 30 de novembro, com carga horária total de 176 horas e ocorreu no formato presencial, na agencia de emprego seletra.
Objetivo do Estágio: Aplicar testes psicológicos nas pessoas cadastradas no sistema da agencia para saber mais sobre seu perfil psicológico.
Público alvo: Clientes cadastrados na agencia para conseguir um emprego.
Práticas, procedimentos e Intervenções: A empresa Seletra se trata de uma agência de empregos onde pessoas a procura de vagas se cadastram e aguardam para serem selecionadas e passam por um processo de seleção pro cargo. O estágio tratou da aplicação de testes psicológico para saber o perfil de cada candidato, foram aplicados dois testes o CPS com objetivo de saber sobre a personalidades e o inventario de competências que tem como objetivo de identificar tendências de alguns domínios universais. Fazíamos a seleção dos candidatos de acordo com uma lista de cadastros dos curriculuns na empresa, de acordo que íamos selecionando os candidatos para participarem dos testes, entravámos em contato por telefone explicando como funcionava a aplicação e o objetivo, assim agendávamos em torno de 20 a 30 pessoas para o dia da aplicação. Os testes eram aplicados, depois fazíamos as correções e novamente entrávamos em contato com os candidatos agendando uma devolutiva aonde informamos os resultados, e com isso dicas para que possam ser melhoradas a competências que foram a baixo da media, e alguns empregos que se identificam melhor com seu perfil. Após feito a devolutiva o resultado era cadastrado no sistema da empresa ficando assim para auxiliar a mesma na hora da seleção para algum cargo.
Competências e habilidades:
Este estágio proporcionou um novo meio de atuação dentro da Psicologia Organizacional, proporcionando uma nova aprendizagem de aplicação e correção dos testes, e um contato maior com esta área de atuação do psicólogo. Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos, escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência, coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros, elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive material de divulgação, saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
Referências bibliográficas:
Alencar Abaide Balbinotti Marcos, para se avaliar o que se espera: reflexões acerca da validade dos testes psicológicos, Aletheia, núm. 21, enero-junio, 2005, pp. 43-52, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115013476005
Ana Paula Porto Noronha; Fernanda Andrade Freitas; Fernanda Argentini Sartori; Fernanda Ottati, em Informações contidas nos manuais de testes de personalidade, Estudo, Print versão ISSN 1413-7372On-line versão ISSN 1807-0329, Psicol. Estud. vol.7 no.1 Maringá Jan./June 2002