Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
RESUMO ESTAGIO TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
Gilberto Rofrigues Barbosa, PEDRITA REIS VARGAS PAULINO

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Grupo Asas Presencial

Relatório de estágio supervisionado concentrado do acadêmico de psicologia Gilberto Rodrigues Barbosa, discente do 10º período sob supervisão da Professora Pedrita Reis.

Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 28/11/2020, comprendendo o total de 120 horas, no formato presencial na casa de acolhimento do Grupo Asas.

Objetivo do Estágio: Geral:

Atendimento psicológico brevesessões, demanda diversa, proveniente dos responsáveis pelo acolhimento na instituição.

Paciente 1.

Mlsc, masculino ,41 anos, com encaminhamento de psiquiatria, lesionado no cérebro, referencias cid.10. F29, F39, além do uso de cocaína ,álcool e outras drogas.

Queixa de delírios persecutório, ouvir vozes e ter alucinações. Relatou nãoconseguir ficar sem usar drogas. Histórico de internação em instituição e uso de medicações. Trabalho definido foi estabelecer uma aliança terapêutica e alicerçar seu desejo de autocuidado, ressalvando que o mesmo deveria continuar o uso de medicação prescrita, exercícios ocupacionais e encontro terapêuticos trabalhando a dependência química. Após sessões se encontra em abstinência do uso, apresenta melhoras psicomotoras e de planejamento.

Paciente 2.

Jpf, 39 anos, masculino, [PRV1] usuário do caps, porém sem adesão. Diagnostico f3.12, f19.5. Queixa familiar: desorganização, falta de uso de medicação, falta ao trabalho. Queixa do paciente: ouvir vozes, pessoas estão tramando e o perseguindo, passos a noite em toda na casa, uso de drogas de forma compulsiva, gastando todo seu pagamento. Após sessões, uso de medicações, atuando no trabalho, em abstinência do uso compulsivo, está indo ao psiquiatra e com alguns planejamentos que o ajudam a se estabelecer no mundo.

Paciente 3.

Jcm, 43anos, feminino, queixa de que a vida era ruim demais para ela, que tudo não dava certo. Histórico de saúde: endometriose que, após cirurgia, teve como sequela não pode ter filhos. Aborto espontâneo de um bebê aos 7 meses de gestação. Relata ter sido molestada algumas vezes quando criança, idade de 8 anos o primeiro fato, outros em outros momentos. Relacionamentos malsucedidos, atual relação indo de mal a pior, pós chegada de um neto de seu companheiro, queixa de não ter vontade de fazer sexo com seu companheiro já a uns meses. Após as sessões ela deu conta de alguns arranjos e manejos para lidar com suas questões, se fazendo útil, vida sexual está em dia (palavras da paciente) com questões dos abusos se deu conta de abrir mão de culpa e está em tratamento para estabelecer melhora nessa queixa. Orientada a procurar acompanhamento.

Paciente 4.

Jcs, 22 anos, feminino. Queixa: angustiada por não se encontrar no mundo, dificuldades de se relacionar, e desmaios, sudorese em questões que remetam a ansiedade. Após sessões com treino de habilidades, compreensão de seus sentimentos,  hoje acompanha os picos de ansiedade dando valor em escala e assim faz intervenções necessárias.

Paciente 5.

Sem, 30 anos, feminino, referenciada para acolhimento após tentativa de suicídio e automutilação, usuária do caps. Resistente a tomada de medicações, e com isso estava em surto psicótico.[PRV2] Manejo de acolhimento de sofrimento psíquico, enfatizando a tomada de medicação e conhecimento de sua patologia e tratamentos, importância de fazer uso da rede e seus aparatos, seu estado atual é bom e em tratamento.

Paciente 6.

Ad,38 anos, feminino, usuária de crack e outras drogas, vida em desordem, passava dias fora de casa no uso abusivo, prostituindo-se e fazendo pequenos crimes. Assumiu compromisso de vir às sessões, evolução bem-sucedida, abstinência do uso abusivo. Apresentou patologias psiquiátricas, que já faziam parte de sua vida, porém não tinha os devidos cuidados. Faltou duas sessões, motivo prisão, porém retomou às sessões e aos cuidados. Produtiva, está fazendo automanutenção do uso abusivo, cuidando da saúde mental.

Paciente 7.

Fvm, 27anos, feminino, queixa de não estar suportando relacionamento abusivo, onde era a amante, após sessões tomou a iniciativa de romper essa relação, cuidando de si e de sua filha melhor, praticando amor próprio e focada em possibilidade de conquistas.

Paciente 8.

Casal, M 28anos, feminino, R 30anos, masculino, queixa de desejo de estar fazendo o melhor no casamento dessa vez, ambos já foram casados e estão com casamento marcado, sofrendo a ansiedade do momento e irritabilidade por esse momento. Após sessões, estão bem, morando em outra cidade, decidindo junto as coisas de casal e buscando a harmonia.

Paciente 9.

Lmc, 27 anos, feminino. Trouxe queixa de tentativa de suicídio, e falta de habilidade de lidar com a vida, luto por uma irmã, mãe no lugar de mocinha, cheia de namorados e não sabe se pôr no seu lugar, essa mesma mãe disse preferia que fosse ela a morrer ao invés da irmã, a mãe deixou ela hospitalizada diante de um processo cirúrgico delicado com risco de morte e necessidade de cuidados especiais pôs cirurgia, seu antigo casamento era abusivo com violência doméstica, seu pai e seu e, viciados em drogas.

Está em processo de atendimento, produtiva, promovendo a si próprio momentos de autovalorização, relação abusiva da mãe, já suspensa e conseguiu estabelecer um diálogo, reconhecendo onde pode intervir.

Competências e habilidades:

  • Analisar, descrever, interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
  • Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primarias de acesso a estados subjetivos;
  • Saber buscar e usar conhecimento científico necessário a atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional;

Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapias;

Att. Gilberto Rodrigues Barbosa.