Última alteração: 2020-12-07
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia ROBERTA LOPES MEIRELES, discente do 4º período sob supervisão da Professora Francesca Stephan Tavares.
Este relatório abrange o período de agosto a dezembro, com carga horária total de 60 horas e ocorreu no formato Remoto.
Objetivo do Estágio: Acolher de forma online os familiares do DEJUB neste momento de pandemia. Objetivos específicos: Acolher de forma online os familiares do DEJUB neste momento de pandemia.
Objetivos específicos: Ter um contato com os familiares dos clientes do DEJUB; Fazer acolhimento dos familiares; Criar uma ponte de comunicação entre eles e instituição Dejub.
Público alvo: Comunidade em geral acima de 16 anos.
Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades online de acolhimento e de supervisão. Nos acolhimentos recolheu-se informações para o preenchimento da ficha de anamnese utilizando como recurso para maiores informações os testes BDI e BAI.
Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.
Referências bibliográficas usadas como suporte:
ARGIMON, I. I. L. et al. Intensidade de sintomas depressivos em adolescentes através da escala de depressão de Beck (BDI-II). Boletim - Academia Paulista de Psicologia, São Paulo , v. 33, n. 85, p. 354-372, dez. 2013 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2013000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 30 nov. 2020.
PARANHOS, M. E. Estudo de fidedignidade e validade do inventário de depressão de Beck-II (BDI-II) em adolescentes. Tese de mestrado - Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Psicologia, Brasil, 2009. Disponível em https://hdl.handle.net/10923/4934
LISBÔA, E. S.; COUTINHO, C. P. Colaboração online: como avaliar? Revista Científica de Educação a Distância, v. 4, n. 7, jan. 2013. Disponível em https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/274/274