Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Patrícia Cecília de Melo Villas Boas.
Patrícia Cecília de Melo Villas Boas, Bruno Feital Barbosa Motta

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Projeto Acolher


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Patrícia Cecília de Melo Villas Boas, discente do 10° período, sob supervisão do Professor Bruno Feital Barbosa Motta. Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 30 de novembro, com carga horária total de 136 horas e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do Estágio: Inserir o Projeto Acolher em programas das universidades, criando uma rede de apoio às vítimas de violência doméstica em distintas cidades. Tendo como objetivo inicial a oferta de acolhimento remoto, gratuito, com equipes disponíveis diariamente. Em sequência, realizar postagens programadas em mídia digital, elucidando pontos específicos da temática a fim de disseminar informações relevantes, promover interação com o público e convocação à reflexão.

Público alvo: Mulheres em relacionamentos abusivos e que sofrem algum tipo de violência doméstica.

Práticas, procedimentos e Intervenções: O presente estágio, por conta do momento atípico da pandemia do COVID-19, foi pensado e desenvolvido no modelo remoto. Foram então, criados um perfil no Instagram (uma rede social com elevado índice de acessibilidade), chamado @projetoa.colher e um site www.projetoacolher.net . Ambos pensados para oferecer principalmente acolhimento a essas mulheres que sofrem com a violência doméstica. Bem como levantar questões relativas ao tema, através das postagens programadas sobre os vários tipos de violências, informações sobre as redes de apoio, indicação de filmes, séries e livros pertinentes, convidando assim, o público a um debate e reflexão.

Na página do Instagram Projeto Acolher foram tratados diversos temas relevantes sobre a violência doméstica, como: Tipos de violência contra a mulher; Planos de Proteção; O que é GASLIGHTING, MANSPLAINING, MANTERRUPTING e BROPRIATING; Como a violência doméstica impacta a saúde mental; Você sabe o que é Medida Protetiva; Quais as medidas protetivas que obrigam o agressor; machismo pode matar; mito X verdade sobre: roupa suja se lava em casa?;  sempre é possível retirar a queixa?; mulher apanha por que gosta ou porque provoca?; desigualdade de gênero; Outubro Rosa; a culpa não é delas; você sabe o que é Sororidade?; sinal vermelho contra a violência doméstica; violência doméstica e familiar contra mulher no estado de Minas; Quem são os agressores e quais atitudes comuns entre eles? Além dos temas, foram disponibilizadas informações sobre a rede de apoio, como: funcionamento da medida protetiva; Como funciona a Delegacia de Mulheres; mapa do acolhimento; central de atendimento à mulher; aplicativo Penhas; Defensoria Pública; Casa da Mulher Brasileira. E ainda indicações referentes à temática, como: Séries – Coisa mais linda, Anne with an "E" e O Gambito da Rainha; e Filmes como: Comer, rezar e amar, O limite da traição; e do livro Coisa de Menina?

A criação do site www.projetoacolher.net se deu a partir de um consenso de salvaguarda do acolhimento em uma mídia digital de acesso mais restrito, em que as mensagens não ficassem expostas, disponíveis para visualização, como ocorre em outras mídias digitais. Considerando a vulnerabilidade das vítimas, a dificuldade em se expor e verbalizar a experiência traumática associando o sigilo ético da profissão.

O acolhimento é uma intervenção com finalidade de receber o indivíduo no momento de sua urgência, realizado através da escuta qualificada diante das distintas demandas, podendo, diante do atendimento ocorrer encaminhamentos para profissionais de outras áreas internas ou externas (NÚCLEO DE SAÚDE MENTAL).

Portanto, a finalidade da página do Instagram Projeto Acolher visa contribuir de uma maneira clara e objetiva, conteúdos informativos sobre a violência doméstica e também a possibilidade do acolhimento de maneira gratuita e remota através do site do Projeto Acolher.

Competências e habilidades: O presente estágio me proporcionou experienciar uma atuação profissional diferenciada, utilizando as mídias digitais como ferramentas de acesso e interação com público alvo. Possibilitando a prática dos conhecimentos e aprendizados adquiridos ao longo da trajetória acadêmica, promovendo o desenvolvimento das competências de busca e utilização do conhecimento na prática profissional, análise dos objetivos da demanda e da atuação diante dos desafios contemporâneos.


Referências bibliográficas:


CALAGARIS, Contardo; HOMEM, Maria; Coisa de Menina? Uma conversa sobre Gênero, Sexualidade, Maternidade e Feminismo papiros debates. 1.ed. Brasil: Papirus 7 Mares, 2019. 128 p.

MENTE SAUDÁVEL: ORIENTAÇÕES SOBRE SAÚDE MENTAL. O que é Psicoeducação. Disponível em: https://mentesaudavel.integrativo.com.br/490-2/. Acessado em: 25 nov. 2020.

VIEIRA, Josênia Antunes. A identidade da mulher na modernidade. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 21, n. SPE, p. 207-238, 2005. Disponível em: https://www.fundacao1demaio.org.br/fique-por-dentro/976/machismo-a-cultura-que-pode-matar