Última alteração: 2020-12-07
Resumo
Relatório de estágio supervisionado concentrado do(a) acadêmica de psicologia Tamiris Luiza Ferreira dos Reis, discente do décimo período sob supervisão do(a) Professor(a) Gabriela Silveira Meireles. Este relatório abrange o período de agosto a dezembro, com carga horária total de 192 horas e ocorreu de no formato Remoto .
Objetivo do Estágio: Esse estágio teve como objetivo a criação de materiais para auxiliar na educação especial durante a pandemia na Associação de Pais e Alunos Excepcionais . Público alvo: Alunos e professores das escolas especiais em geral. Crianças de três a 10 anos. Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram realizadas pesquisas em sites, artigos acadêmicos, entre outros, para que fosse possível a criação de um material lúdico e que chamasse a atenção das crianças e dos pais.
Competências e habilidades: A produção de materiais informativos acerca de temáticas relevantes mostrou um novo campo, talvez ainda não muito explorado pelos profissionais de Psicologia, mas que, devido a pandemia, fomos impulsionados a criar formas de seguir atuando, ainda que à distância, em benefício das escolas e das famílias. Fomos obrigados a nos reinventar, nos vimos sem opção de continuar na mesmice e no estado de comodidade. Com isso, tivemos que aprender a lidar com as aulas on-line e com a falta do contato presencial. Fomos forçados a encontrar um jeito novo de seguir. O estágio da construção de material foi algo importantíssimo para a minha construção enquanto futura profissional, visto que me tornei capaz de criar materiais exclusivos com o foco em necessidades específicas dos alunos, dos professores e dos alunos. Assim, foi possível compreender que a prática da Psicologia Escolar vai muito além dos muros da escola e se constitui em uma possibilidade valiosa para favorecer a criação de condições apropriadas ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças (VIANA, 2016).
Referências bibliográficas usadas como suporte: DAZZANI, Maria Virgínia Machado. A Psicologia Escolar e a Educação Inclusiva: uma leitura crítica. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 30, n.2, p. 362-375, 2010.
ROLFSEN, Andréia Bevilacqua de; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões. Programa de intervenção para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo preliminar. Paidéia, vol.18, n.39, p.175-188, 2008.
SILVA, Martaneres Lopes Gondim. A atuação da Psicologia na inclusão de uma criança com Síndrome de Down. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – PED/IP – UnB/UAB. Brasília: UNB, 2015.
VIANA, Meire Nunes. Interfaces entre a Psicologia e a Educação: reflexões sobre a atuação em Psicologia Escolar. In: FRANCISCHINI, Rosângela; VIANA, Meire Nunes (Orgs.). Psicologia Escolar: que fazer é esse?. Brasília: CFP, 2016.