Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Acolhimento Online
Priscilla Silva de Oliveira, Jefté Moraes Souza

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do(a) acadêmico(a) de psicologia Priscilla Silva de Oliveira, discente do 10° período sob supervisão do(a) Professor(a)Jefté Moraes Souza. Este relatório abrange o período de 10/08 /2020 e 30/11/2020, com carga horária total de 68 horas e ocorreu de no formato Remoto.

Objetivo do Estágio: Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico online a pessoas  de vulnerabilidade psicológica.

Objetivos Específicos: Acolher e realizar escuta psicológica para pessoas com transtornos emocionais, como medo, angústia, depressão e se necessário fazer encaminhamento.

Público alvo: Pessoas que estejam passando por transtornos psíquicos diante a pandemia do covid-19 que estamos enfrentando e qualquer dificuldade emocional.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Neste estágio, divulgamos a possibilidade de acolhimento via Instagram e Facebook, assim o interessado entrava em contato pelas redes socias e a partir disso perguntava se a pessoa optava por vídeo chamada ou ligação para que não ocorresse o risco de outras pessoas acessarem a conversa e poder garantir o sigilo. Foi um estágio que tivemos muitas dificuldades, devido à falta de demanda. No acolhimento realizado as questões trazidas pelo paciente, foi a ansiedade para passar no vestibular, medo e incerteza da vida adulta. Foi apenas uma sessão pois o paciente não se sentia confortável em se comunicar e se esquivou dos próximos acolhimentos. Então foi feito a escuta e suporte necessário nesse atendimento, paciente foi muito breve em sua fala e mesmo eu tentando um diálogo não teve a participação dele.

.Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a , compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a , reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente. a escuta se fez necessário para conhecimento da Instituição, bem como a triagem feitas com os pacientes, entender as dinâmicas do contexto a qual estão inseridos e pensar em propostas de atuação nas comunidades.

Referências:

PAIDÉIA (RIBEIRÃO PRETO). Concepção de promoção da saúde de psicólogos no serviço público. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext>. Acesso em: 12 nov. 2020.