Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Acolher Psi - Acolhimento psicológico em período pandêmico
Roberta Adriana Silva Martins Andrade, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado na área de Psicologia Social, do(a) acadêmico(a) de psicologia Roberta Adriana Silva Martins Andrade, discente do 10º período, sob supervisão do(a) Professor(a) Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 30/11/2020 com carga horária total de 120 horas e ocorreu no formato remoto. Objetivo do Geral: Realizar acolhimento psicológico de indivíduos via atendimento remoto no projeto Acolher Psi. Público Alvo: Indivíduos em vulnerabilidade psíquica durante o período pandêmico de covid-19. Práticas, procedimentos e Intervenções: A pandemia de covid-19 pode se enquadrar no que chamamos de “situação de emergências e desastres”. Nesses casos, acolhimento e atendimentos de emergência visam não só confortar e minimizar um sofrimento momentâneo, mas evitar que a situação traumática (isolamento social e período pandêmico) se tornem algo de caráter patológico com necessidade de intervenção psiquiátrica e uso contínuo de fármacos. Em (Trindade, Serpa, 2013) encontramos que “um dos interesses atuais da psicologia é enfrentar a perspectiva psiquiatrizante (...) permeado por um conceito de doença e consequente medicalização no tratamento de traumas”. Com base nestes fatores surgiu a proposta do projeto Acolher Psi. O projeto se iniciou com divulgação no Facebook e Instagram, com inscrições abertas pelo Google Formulários. Após o período de inscrições, parte da equipe realizou trabalho de triagem dos casos para agendamento. Após este processo, a equipe de acolhimento entrou em contato com os inscritos para agendamento dos encontros que se realizaram virtualmente devido a pandemia. Os usuários do serviço escolhiam sua plataforma de preferência como mensagem, ligação telefônica, áudio, etc, sempre presando pelo princípio do sigilo. Os atendimentos seguiam princípios da linha de TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) e também de Psicoeducação, que é uma abordagem terapêutica que busca promover ao usuário uma ampliação do conhecimento sobre seus processos psíquicos. Deste modo, o projeto priorizou a escuta emergencial, mas de acordo com o relato e demanda dos pacientes, também sugeriu alguns exercícios e técnicas, como por exemplo, técnicas de controle de ansiedade e pânico, registro de pensamentos disfuncionais (rpd), tríade cognitiva e outros. Deste modo os estagiários fizeram com estes usuários um trabalho de Psicoeducação, trabalhando a escuta, mas também orientando. O projeto teve uma demanda bastante alta e ainda tem tido procura. Os pacientes atendidos pela presente estagiária se mostraram satisfeitos com o processo, tendo um resultado significativo pela quantidade limitada de encontros, visto que não se trata de um projeto de atendimento clínico. A adaptação ao formato virtual foi tranquila tanto para o estagiário quanto para os usuários. Alguns usuários atendidos pela presente estagiária tinham história pregressa de adoecimento psíquico como bipolaridade, depressão e ansiedade. Outros estavam em período ansioso/deprimido por conta da pandemia, problemas de relacionamento, faculdade, luto e outros. Nenhum dos atendidos teve algum caso grave que precisasse de encaminhamento emergencial para a (Rede de Atenção Psicossocial) RAPS. Habilidades e Competências: No presente estágio foi possível analisar a Psicologia Social e seus desafios contemporâneos, observando seus campos de atuação, dinâmicas e interações entre seus agentes sociais. Foi possível avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos, identificando e analisando necessidades de natureza psicológica, agindo de forma coerente com as características da população-alvo. Realizar avaliação de processos psicológicos de indivíduos, e atuar em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo, terapêutico ou psicoterapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara. Buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional. Referencias: TRINDADE, Melina Carvalho; SERPA, Monise Gomes - O papel dos psicólogos em situações de emergências e desastres - Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol. 13, núm. 1, 2013, pp. 279-297 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro