Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Violência Doméstica: Causas e Cosequências
Giovanna Cristina Paiva, Bruno Motta

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Giovanna Cristina da Silva Paiva, discente do 10 º período sob supervisão do Professor Bruno Feital Barbosa Motta.

Este relatório abrange o período de 27 de agosto de 2020 ao dia 30 de novembro de 2020, com carga horária total de 132 horas e ocorreu no formato Remoto.

Objetivo do Estágio: Buscar levar informações sobre violência doméstica para o público, por meio de postagens e acolhimento individual e sigiloso. Aumentando a visibilidade sobre assuntos que ainda são um tabu em nossa sociedade.

Público alvo: Mulheres vítimas de violência doméstica.

Práticas, procedimentos e Intervenções: O estágio foi realizado online de forma remota, onde a partir da criação de um Instagram chamado (@Projetoa.colher) e do site (https://www.projetoacolher.net/), nós alunos do décimo período em conjunto com alunos do oitavo, nos dividimos em grupos e iniciamos as postagens sobre o tema no Instagram, passando informações importantes, dicas de filmes, séries, buscando orientar da melhor forma possível sobre o fenômeno da violência doméstica e as consequências psicológicas que ela causa.

Vimos que a violência doméstica ocorre de seis formas, são elas:

•Violência psicológica: É considerada qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

•Violência sexual: Trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

•Violência virtual: É considerada qualquer conduta que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro.

•Violência moral: É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

•Violência física: Entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.

•Violência patrimonial: Entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

Também no percurso, para dar embasamento teórico às intervenções, foi feita a leitura de vários capítulos do livro “Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”. Após a leitura colocávamos nossas opiniões pessoais e questionamentos sobre o tema, de forma quinzenal.

Meu plantão era realizado todas as quintas-feiras de 14 às 18 horas, não tendo a oportunidade de realizar nenhum acolhimento, só mesmo as postagens que eram realizadas três vezes na semana de forma subdividida, onde cada semana um grupo era responsável pelas publicações.

O estágio foi muito importante para afunilar os relacionamentos interpessoais, tanto com os demais colegas de classe, quanto com o assunto tão presente na nossa atualidade. O qual possui números que chegam a ser alarmantes em tempos de “normalidade”, mas que com a atual pandemia se tornou ainda mais.

Competências e habilidades: identificar e analisar necessidade de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo, levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

FONSECA, Paula Martinez da; LUCAS, Tatiane Nascimento Souza. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS.2006. p1-24.

ROSENBERG, Marshall.Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Ágora; 1ª edição (1 janeiro de 2006).