Última alteração: 2020-12-08
Resumo
Relatório de estágio supervisionado concentrado do acadêmico de psicologia Gustavo Estêvão Brandão, discente do 10º período, sob supervisão do Professor Bruno Feital Barbosa Motta. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária total de 184 horas e ocorreu no formato Remoto.
Objetivo do Estágio:
Geral: Promover a discussão e o diálogo com a sociedade sobre a complexidade do fenômeno da violência doméstica.
Objetivos específicos:
- Acolher vítimas de violência doméstica;
- Apresentar à sociedade dados, leis, recursos e termos relacionados à violência doméstica;
- Prevenir a violência doméstica.
Público-alvo:
Apesar de maior ênfase em informações e acolhimento para vítimas, o público-alvo é toda a sociedade, independente de gênero, classe e grau.
Práticas, procedimentos e Intervenções:
O estágio se iniciou com a leitura, atividade e discussão do Livro Justiça Restaurativa e Abolicionismo Penal, na qual aprendemos mais sobre a evolução das leis brasileiras de proteção às vítimas de violência doméstica, bem como suas falhas e novas possibilidades de manejar conflitos. Essas discussões foram o pontapé inicial do Projeto Acolher, que foi sendo lapidado a cada encontro com ajuda de todos os membros do estágio, orquestrados pela supervisão do Professor Bruno Motta. Foi definido que a princípio o projeto usaria a plataforma do Instagram, na qual teríamos ao menos 3 postagens semanais e um site com informações e acolhimento de forma anônima às vítimas de violência doméstica. O projeto iniciou com um total de 17 participantes, os quais, foram divididos em 2 grupos. Desses 17 membros, 15 ficaram responsáveis pela elaboração dos textos das postagens, 1 pela criação e manutenção do site e 1 para criação da identidade visual e artes das postagens. Durante o período deste estágio, até dia 30/11/2020, foram feitas 34 postagens, que variam entre indicações de livros, filmes e séries, informações sobre portas de entrada de acolhimento e denúncia, informações sobre leis, tipos de violência, etc. Todos os 17 estagiários participantes do projeto, dividiram horários como plantonistas para acolhimento, tanto no Instagram, como no site, porém não houve procura por atendimento durante os quase 4 meses de estágio. Nesse meio tempo, o Projeto Acolher passou a ser um projeto também das(os) nossas(os) colegas de Juiz de Fora, criando uma ramificação por lá, utilizando os mesmos processos que em Ubá e supervisionado pelo Professor Bruno Motta. Por fim, também tivemos leituras, atividades e discussões do Livro Comunicação não-violenta, com o qual, durante os 5 capítulos estudados, fomos capazes de refletir, principalmente dentro da Psicologia Jurídica, sobre as melhores formas de promover uma comunicação mais saudável diante de situações críticas em nosso cotidiano pessoal e profissional.
Competências e habilidades:
- Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
- Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
- Identificar e analisar necessidade de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
- Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
- Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
- Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
- Atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
- Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
- Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo, terapêutico ou psicoterapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
- Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapias;
- Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive material de divulgação;
- Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;
- Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional;
- Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
- Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia.
Referências bibliográficas usadas como suporte:
ACHUTTI, Daniel Silva. Justiça Restaurativa e Abolicionismo Penal: contribuições para um novo modelo de administração de conflitos no Brasil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 161-185.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. 1. ed. São Paulo: Ágora, 2006.