Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de estágio Núcleo Psicanalítico de Ubá
Iara de Souza Magalhães Gabriel, Bruno Feital Barbosa Motta

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio NUPSI

Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Iara de Souza Magalhães Gabriel, discente do 8º período sob supervisão do professor Bruno Feital Barbosa Motta.

Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 30 de novembro de 2020, com carga horária total de 76 horas, sendo 56 horas práticas e 20 horas de supervisão, e ocorreu no formato remoto.

Objetivo geral: produzir material sobre a Psicanálise para divulgação no perfil do instagram do Núcleo Psicanalítico de Ubá. Objetivos específicos: estudar e discutir autores, visando compreender e gerar conhecimento sobre a Psicanálise, e divulgar no perfil do NUPSI Ubá. Público alvo: profissionais e estudiosos da área.

Práticas, procedimentos e intervenções:

O estágio compreendeu em analisar, discutir e abranger sobre a Psicanálise e seus diferentes autores, bem como a sua prática clínica.

Foi realizada a criação de material para profissionais, por meio de postagens no instagram do Núcleo Psicanalítico de Ubá, visando a troca e compartilhamento de conhecimento.

Foram abordados temas diferentes nos meses que decorreram o estágio, dentre eles: os 100 anos da obra Além do princípio de prazer, de Sigmund Freud; a pandemia do Covid-19 e a psicanálise diante o seu enfrentamento e o acompanhamento do sujeito no período de isolamento social; o setembro amarelo, a psicanálise e o suicídio; outubro rosa com reflexões sobre a mulher, o feminino e o materno; e novembro azul, com debates sobre o homem e a masculinidade.

Dentre os textos e conceitos discutidos, analisamos e estudamos os autores: Freud, Lacan, Antônio Quinet, Maria Homem, Contardo Calligaris, Benilton Bezerra.

Competências e habilidades:

Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive material de divulgação; saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional; levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos; ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia; analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais.