Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Acolhimento e demandas em tempos de pandemia
Laura Marcine Cruz Leite, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Laura Marcine Cruz Leite, discente do 8° período sob a supervisão da professora Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 10 de agosto de 2020 a 20 de novembro de 2020, com carga horária de 60 horas e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do Estágio: Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica durante a pandemia de COVID-19.  Objetivos Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social; fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram. Público alvo: pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social.

Práticas, procedimentos e Intervenções: A instauração da pandemia de COVID-19 (Coronavirus Disease 2019), trouxe muitas mudanças no dia-a-dia das pessoas. Por sua característica altamente contagiosa e a ausência de medicações e vacinas para conter esse vírus, a principal forma de não proliferação é o distanciamento social, para além, a pandemia vem acompanhada da incerteza quanto ao futuro e mudanças bruscas de rotina para todos os indivíduos.

Nesse cenário, muitos indivíduos obtiveram mudanças biopsicossociais, essas rápidas mudanças ocasionaram, em determinadas situações, doenças psicológicas graves como depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, entre outras.

Visando essas questões, criou-se o presente estágio, tendo como objetivo o acolhimento online dessas pessoas. O primeiro passo foi planejamento do nome, da logo e de como faríamos a divulgação do projeto. Para a participação deste projeto, o indivíduo deveria se cadastrar em um link disponibilizado pelos estagiários, nesse link existia perguntas pessoais, como, nomes e endereços, perguntas de cunho social, como: se continuou empregado durante a pandemia e qual o tipo de relação com pais e/ou amigos e perguntas de cunho psicológico, como: quais os sintomas psicológicos que o mesmo sentia e como estava sua saúde mental.

O trabalho foi dividido em duas partes, a primeira parte é a triagem que seria uma entrevista para conhecer um pouco mais sobre o indivíduo e as demandas que o mesmo apresenta e após o acolhimento da demanda de fato.

Realizando a primeira parte do projeto, conhecido como Projeto Acolher-Psi, efetuei a triagem com meu primeiro paciente, MGF é uma mulher, de aproximadamente 18 anos, que se queixava de ansiedade exacerbada. Durante a sua triagem questionei à ela sobre quais fatores ela imaginava que a levariam a essa ansiedade e ela me respondeu que achava que seria a pressão para a escolha profissional, juntamente com a falta de certeza sobre seu futuro, devido a existência da pandemia na época em que ela prestaria vestibular ela se sentia insegura, pois, não está possuindo aulas (tanto na escola, quanto no cursinho) como seriam em épocas de convívio social normal.

Meu segundo paciente foi LFCR, um homem de aproximadamente 20 anos que achava estar psicologicamente doente desde antes da pandemia, mas que após a instauração da contaminação pelo vírus, se viu em uma situação insustentável, além disso, relata que seus sintomas pioraram muito após o término de um namoro e a dispensa do serviço que trabalhava (que acontecerem nesse mesmo período), sua alegação principal era se sentir sem ânimo para realizar atividades que antes ele gostava, como estudar e a baixa autoestima. As brigas recorrentes entre os familiares, também são um ponto a se levar em conta. Relatou também que achava estar com depressão por apresentar todas as queixas relatadas acima.

Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Referências bibliográficas:

DANZMANN, Pâmela Schultz; DA SILVA, Ana Cláudia Pinto; GUAZINA, Félix Miguel Nascimento. Atuação do psicólogo na saúde mental da população diante da pandemia/Psychologist performance in the mental health of the population in the face of the pandemic. Journal of Nursing and Health, v. 10, n. 4, 2020.

PIZZINATO, Adolfo et al. Recomendações e orientações em saúde mental e atenção psicossocial na COVID-19. 2020.