Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório para o estágio da construção de materiais: Trabalhando o raciocínio lógico-matemático em crianças.
Ariane Duarte, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Ariane Duarte, discente do 8° Período U sob supervisão da Professora Cristina Toledo.

Este relatório abrange o período de 18 de agosto de 2020 à 17 de novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do estágio: Confecção de material terapêutico a ser usado com crianças para ser trabalhado demais aspectos nas mesmas. Como proposta de atividade, a minha escolha foi materiais que trabalhassem o raciocínio lógico-matemático e sequências das cores e formas geométricas para crianças.

Público alvo: Crianças.

Práticas, procedimentos e intervenções: De início foi pesquisado em artigos, sites de materiais, e outros, objetos e a demanda que seria mais interessante a ser trabalhada com as crianças, como escolha foi o raciocínio lógico-matemático e sequência de cores e formas geométricas. Abaixo segue os materiais confeccionados:

- TRABALHANDO O RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO;

- JOGO DAS CORES E FORMAS;

- BINGO;

- DOMINÓ DOS FATOS.

A aprendizagem da matemática é fundamental na vida de qualquer criança, “uma vez [que a criança vai] espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivências do dia a dia” (Ministério da Educação [ME], 1997, p. 28).

Esses materiais podem ser usados com crianças de variadas faixas etárias, conforme o seu desenvolvimento cognitivo, visando trabalhar o raciocínio lógico-matemático.

Quanto ao uso das cores e formas, destaca-se a seguinte  importância dita por DIATEL, CARVALHO e HOUNSELL (2016) em que atividades desse gênero são muito válidas para reconhecer habilidades motoras diferentes entre públicos diferentes. Com a dupla estimulação, mais habilidades podem ser desenvolvidas em menor espaço de tempo.

 

Competências e Habilidades: Desde a pesquisa à conclusão final, tive experiências muito ricas quanto ao desenvolvimento infantil e vendo o quão importante atividades do cotidiano da criança, desde que bem colocadas e desenvolvidas com os princípios ideais são imprescindíveis.

Como graduanda em Psicologia, pode-se dizer que esse estágio proporcionou habilidades que eu antes desconhecia, que era o de desenvolver materiais e trabalhos que ajudem de alguma forma no desenvolvimento cognitivo das crianças.

Na prática das atividades, em que apliquei em uma menina de 4 anos, pude perceber a importância de sempre buscar ser uma profissional qualificada e da responsabilidade que têm diante da criança, visto que no ambiente de aplicação, o profissional é o responsável pelos comandos e por toda a execução da atividade.

 

Referências bibliográficas usadas como suporte:

DIATEL, Marcelo; CARVALHO, MF de; HOUNSELL, M. da S. Movipensando: Um jogo sério para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com síndrome de down. SBGames, Anais, 2016.

Ministério da Educação. Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME-DEB, 1997.