Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Acolhimento Grupo Asas Presencial
Priscilla Silva de Oliveira, Francesca Sthephan Tavares

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia PRISCILLA SILVA DE OLIVEIRA, discente do 10° período sob supervisão da Professora FRANCESCA STEPHAN. Este relatório abrange o período de 25/09/2020 à 15/12/2020, com carga horária total de 148 horas e ocorreu de no formato Presencial – Rua Ademar Gomes da Silva, n° 111, bairro São Domingos. Objetivo do Estágio: Geral: Acolher a demanda inicial de sujeitos que procuram o grupo Asas. Objetivos específicos: Identificar as demandas emocionais recentes enviadas ao grupo; Fazer o acolhimento em saúde mental e encaminhar; Organizar os dados e fazer a devolutiva para a coordenação do grupo.

Público alvo: Pessoas do bairro ou de toda a comunidade que procuram o grupo nas reuniões de Terça- feira, com intuito de ajuda psicológica, e de lá, surge o encaminhamento para os atendimentos individuais, além de trabalho de acolhimento e escuta ativa.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Primeiramente, foi feito o acolhimento com todos os pacientes que chegaram através da demanda da reunião de Terça e com os pacientes que agendaram para dar continuidade no acolhimento. Quando o acolhimento é feito de imediato nas reuniões, conduzimos o paciente para uma sala e ali é feito o acolhimento de mais ou menos 30 minutos para que a gente dê conta da demanda, sendo assim, é feito o acolhimento com o intuito de uma escuta acolhedora, onde a pessoa possa despejar seus medos e angústia e assim, definimos se irá dar continuidade ou não no atendimento.

Já nos atendimentos, foi feito escuta acolhedora de todos os pacientes com duração de 50 minutos. Em alguns pacientes foi preciso algumas formas de intervir, como no paciente D. 60 anos, usei a folha das emoções que dei ao mesmo para levar para casa e durante a semana identificar as emoções sentidas e escrever no quadro qual tipo de situação causou aquela emoção e qual foi o comportamento que a emoção gerou. Na sessão seguinte trabalhamos essa folha identificando e aprendendo a diferenciar cada emoção, onde descobrimos que o paciente não diferenciava a tristeza da raiva.

Nos pacientes adolescentes, precisei entrar no mundo deles, como jogos online, vídeos de youtube para poder ter um pouco de comunicação, visto que esses pacientes não chegam com as questões elaboradas e são monossilábicos.

Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Referências bibliográficas:

LEAHY, Robert L; TIRCH, Dennis; NAPOLITANO, Lisa A. Regulação Emocional Psicoterapia. São Paulo: Artmed Editora Ltda, 2013.

 

PEREIRA FRANCO, Maria H; Crises e desastres: a resposta psicológica diante do luto. O mundo da saúde, São Paulo- 2012; p. 54-58. Acesso em: https://www.researchgate.net/profile/Maria_Helena_Franco2/publication/317636058_Crises_e_desastres_a_resposta_psicologica_diante_do_luto/links/595d14240f7e9b3aefade83a/Crises-e-desastres-a-resposta-psicologica-diante-do-luto.pdf