Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
CONSULTÓRIO DE RUA NA CIDADE DE UBÁ
Alessandro Ferreira Pierassol, Bruno Feital Barbosa Motta, Pedrita Reis Vargas Paulino

Última alteração: 2020-12-08

Resumo



Relatório de estágio supervisionado concentrado do acadêmico de psicologia ALESSANDRO FERREIRA PIERASSOL, discente do 8º período de Psicologia sob supervisão dos Professores Bruno Feital Barbosa Motta  e  Pedrita Reis Vargas Paulino.

Este relatório abrange o período de 28/09/2020 a 09/12/2020, com carga horária total de 67 horas e ocorreu de no formato Presencial, na região da Praça Guido Marliere, na cidade de Ubá, Minas Gerais.

O objetivo desse estágio foi o projeto Consultório de Rua na cidade buscando promover e/ou ampliar o acesso aos serviços de saúde pela/para a população em situação de rua, disponibilizando oportunidades a atenção integral à saúde para esses sujeitos que se encontram com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, estando dessa forma em uma situação de vulnerabilidade.

O público alvo foi a população em situação de rua da cidade de Ubá
O referido estágio foi o início do projeto Consultório na Rua na cidade, onde juntamente com os demais estagiários fomos a campo para , em um primeiro momento, observar a rotina e os movimentos da população em situação de rua. Inicialmente fizemos um reconhecimento da região, identificamos os equipamentos que compõe a rede que são disponibilizados para essa população e também outros serviços voluntariado que prestam algum serviço a esse público.

As competências e habilidades foram analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais; descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional.

Referências bibliográficas:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coordenação Nacional de Saúde Mental. Consultórios de Rua do SUS. Material de trabalho para a II Oficina Nacional de Consultórios de Rua do SUS. Ministério da Saúde/EPJN-FIOCRUZ : Brasília, setembro 2010, 48 p.