Última alteração: 2020-12-07
Resumo
Relatório de estágio supervisionado concentrado do (a) acadêmico (a) de psicologia Nayara de Souza Parma do 10º sob supervisão do (a) Professor (a) Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 01/09/2020 a 10/12/2020, com carga horária total de 120 horas e ocorreu de no formato Presencial, no Grupo ASAS – AMIGOS SEMPRE AMIGOS, no bairro São Domingos.
Objetivo do Estágio: Acolher a demanda de pacientes que procuram ajuda no grupo ASAS.
Os principais objetivos da psicologia comunitária são para gerar novas possibilidades de instruir os indivíduos dentro de suas comunidades, proporcionar a mudança social e diversidade, promover o bem-estar individual e comunitário e evitar a desordem.
Comunidade: Cenário para Construir Conhecimentos a Partir das Relações
"No contexto da globalização, a comunidade pode ser depositária da utopia de conversão do egoísmo, da exclusão e da fluidez presentes nas relações humanas. Tal utopia atribui ao espaço das comunidades vivências de parceria e de solidariedade e reaviva a esperança de pertencimento a um grupo desprovido de interesses individualistas" (GUARESCHI e SCARPARO, 2003, p. 102).
Público alvo: Adolescentes e crianças, pertencentes à comunidade do são domingos e frequentadores do grupo ASAS.
Práticas, procedimentos e Intervenções: O estágio foi realizado por mim e mais 6 pessoas. Antes mesmo de realizar o trabalho em orientação profissional. No primeiro encontro tivemos uma reunião, onde foi decidido e elaborado uma arte de divulgação do trabalho que faríamos em orientação profissional. Com as artes prontas, subimos caminhando pelas ruas da comunidade do São domingos, onde pessoalmente realizamos o trabalho de divulgação da orientação profissional que iriamos realizar. Foi feito a abordagem de todos os sujeitos presentes nas ruas, após a abordagem explicamos como seria feito o trabalho, e os benefícios que o mesmo trataria para esses indivíduos. Colamos também alguns cartazes em postes, bares e padarias, entre outros comércios da comunidade. O trabalho de divulgação também teve como objetivo a coleta de dados sobre essa comunidade, conhecer de perto a realidade desses indivíduos, para que dessa forma fosse possível identificar a real demanda.
Este trabalho era realizado todos os sábados, na sede do Asas. Foram realizadas 06 reuniões sobre orientação profissional, onde foi apresentado para os jovens presentes, diversas profissões e meios para que eles pudessem utilizar para chegar nessas profissões, por meio de dinâmica, vídeos, pesquisas e bate papo. No primeiro encontro foi feito um bate papo afim de saber os conhecimentos que esses jovens possuíam de profissões, das universidades e de bolsas oferecidas pelo governo como meio de ingresso nessas universidades. A partir dessa coleta de dados acerca do conhecimento desses jovens, as reuniões foram planejadas em cima de vídeos, palestras, dinâmicas e bate papos sobre as profissões e os meios disponíveis. Os adolescentes eram sempre convidados a fazer uma pesquisa em casa, para assim pudessem obter uma melhor participação e adquirir mais conhecimento nas áreas afins de cada um deles.
Em um dos encontros, os jovens já possuíam uma possível escolha de profissão, então foi perguntado, um a um, qual profissão tinham escolhido, e partir dessa fala, fomos construindo junto com esses jovens, um mapeamento, passo-a-passo do que poderiam fazer para alcançar essas profissões.
Foi possível notar a satisfação, supressa e empolgação a cada encontro. Ao final dos encontros, foi aberto um espaço para debates, troca de informações, perguntas e sugestões, e em todos os encontros eles participaram ativamente.
Chegando nos últimos encontros, os jovens já conseguiam ver com mais clareza as carreiras as quais eles tinham mais aptidão para uma escolha futura.
No último encontro então fizemos o encerramento dos trabalhos, e solicitamos dos adolescentes um feedback de todo o trabalho realizado ao longo desses três meses, onde o feedback foi muito satisfatório e comovente. Logo após foi realizado uma confraternização com esses jovens, para assim retribuir o engajamento e participação de todos.
Competências e habilidades: Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos. Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais. Identificar e analisar necessidade de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo. Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional.
Referências bibliográficas
SCARPARO, H. B. K.; GUARESCHI, N. M. F. Psicologia social comunitária profissional. Porto Alegre: Psicologia Social. 2007