Última alteração: 2020-12-03
Resumo
CENTRO UNIVERSITÁRIO GOVERNADOR OZANAM COELHO
Curso de Psicologia 4° Período
Relatório Final de Estágio
Aluna:
Marianne Vespaziano Rodrigues
(marianevespaziano22@gmail.com)
Supervisora:
Cristina Toledo
(cristina.toledo@unifagoc.edu.br)
2020
Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Marianne
Vespaziano Rodrigues, discente do 4° período sob supervisão da Professora Cristina Toledo.
Este relatório abrange o período de 10 de agosto de 2020 a 30 de novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato remoto.
Objetivo
O objetivo do estágio foi a produção de um livro educativo para os adultos e/ou família e um áudio livro para as crianças, onde de forma interativa e explicativa, foi abordado o tema “Dislexia”, afim de promover maiores esclarecimentos e conscientização sobre o conteúdo abordado.
Práticas, Procedimentos e Intervenções
Os procedimentos utilizados para a construção do material foram artigos de estudos, pesquisas e imagens extraídos da internet, além de aplicativos de smartphone para a montagem dos textos e produção do livro e áudio livro.
Para o áudio livro foi criado um super-herói, possuindo uma linguagem mais lúdica e de fácil compreensão infantil. Além disso, o personagem foi confeccionado exclusivamente para a montagem do material, sendo assim, de acordo com a história. Já a fala foi concedida voluntariamente por um dublador, para que ficasse ao máximo parecido com uma criança.
Por fim, para o livro, foi utilizada uma linguagem voltada para adultos, mas também de fácil entendimento, visando explicar, esclarecer, direcionar e apoiar os pais e/ou familiares no diagnóstico da Dislexia.
Competências e Habilidades
As competências adquiridas nesse estágio, foram as práticas na construção de matérias terapêuticos para crianças. Onde aprendemos a elaborar e aplicar os materiais com o público alvo.
Na elaboração dos matérias foram necessárias várias pesquisas e leituras de artigos para nos familiarizar com o tema em que escolhemos trabalhar, a dislexia.
A dislexia passou a ter uma maior importância a partir da década de 90, e desde então, foram-se aperfeiçoando as formas e os conceitos de como trabalhar e desenvolver as condições afetadas por esse distúrbio. Muito se é confundida com a dificuldade de aprendizagem e, por isso, é importante a conscientização sobre o diagnóstico precoce, visando, dessa forma, tratar a raiz do problema desde o início e assim evitar complicações futuras.
Com a aplicação dos materiais terapêuticos obtivemos a habilidade de lidar com crianças disléxicas e com seus pais respectivamente. Além de nos familiarizarmos com a elaboração de materiais terapêuticos.
Bibliografia
DISLEXIA . O Que é Dislexia? Disponível em: https://www.dislexia.org.br/oque-e-dislexia/
Dias; 2018, DISLEXIA; UMA MANEIRA DE SER Um método diferente para aprender.
Moro; 2007, PRODUZINDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O Uso de Software Educativo Por Alunos Com Dificuldades de Aprendizagem