Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Orientação de Pais- Descomplicando sobre o Transtorno de Déficit de Atenção
Roberta Maria Nascimento, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Roberta Maria do Nascimento, discente do 10° período sob supervisão da Professora Cristina Toledo.

Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 30 de novembro, com carga horária total de 100 horas e ocorreu de no formato remoto.

Objetivo do Estágio: Realizar trabalhos de orientações ao pais, na forma de grupo e utilizados ferramentas remotas, como o WhatsApp.

Público alvo: Pais de crianças com TDAH.

Práticas, procedimentos e Intervenções: O presente estágio, inicialmente tratou de desenvolver um grupo de apoio aos pais de criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em uma rede social (WhatsApp), com a finalidade de ser um grupo psicoeducativo, esclarecer dúvidas e proporcionar um espaço de troca de experiencias e ajuda mutua entre os pais. No entanto, o grupo não preencheu o mínimo de vagas necessárias para dar iniciação ao trabalho, sendo assim, transferimos essa abordagem de estágio do modelo remoto para outra rede social (Instagram), com o objetivo de criar uma página psicoeducativa sobre o Transtorno, para assim, poder desenvolver um trabalho para um número maior de pais, desta forma, pensando em uma maneira simples e descomplicada de falar sobre a temática. Com tudo, o nome da página do Instagram foi escolhido refletindo nestes critérios, chamada de Descomplicando o TDAH.

Além disso, foi criado um cronograma com a definição dos temas e das postagens, onde foi realizado 2 postagens por semana, nos dias segunda e quinta-feira, nos demais dias da semana foram realizados interações pelo stories, bem como: caixinhas de perguntas e enquetes.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é um transtorno neurobiológico, e possui causas genéticas, ou seja, há maiores chances de ser herdado. Além disso, têm o início na infância e pode persistir na vida adulta, podendo comprometer o funcionamento do indivíduo em diversos domínios da sua vida, havendo como principais manifestações a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade (ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção).

Perante a situação atual que estamos vivenciando em nosso país, o período de isolamento social, seguido pelas recomendações comunicadas pelo Ministério da Saúde, a fim de evitar a propagação e contagio da COVID 19, pode ser difícil para os pais gerenciar, pois as crianças não pode mais sair de casa, rever os amigos, ir em parques ou praças, levando os pais a pensar  em como como lidar com essa situação desafiadora com o filho que tem o Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), onde a rotina diária, a diversão, foram alteradas (ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2020).

Portanto, a finalidade da página do Instagram visa contribuir na busca de uma vida e entendimento melhor sobre transtorno, com dicas para auxiliar os pais neste período.

Competências e habilidades: O presente estágio possibilitou uma experiência totalmente desconhecida por nós estagiários, e muito positiva. Esse novo modelo de estágio nos trouxe uma nova visão de formas de contribuir com nosso conhecimento científico, já que o grupo não foi possível realizar, o Instagram nos possibilitou abranger nosso público e receber outras formas de troca de experiências.

As supervisões de estágio foram muito bem desenvolvidas e nos proporcionaram também a possibilidade de conhecer outras formas de aprendizado, onde todos conseguíamos fazer sempre trocas de experiências entre os estagiários e supervisora.

Referências bibliográficas:

ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção. O que é TDAH. Disponível em: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/. Acessado em: 18. nov. 2020.

ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção. Escola Em Casa “Homeschooling”. Os Desafios Dos Pais Que Tem Filhos TDAH. 2020. Disponível em: https://tdah.org.br/escola-em-casa-homeschooling-os-desafios-dos-pais-que-tem-filhos-tdah/. Acessado em: 18. nov. 2020.