Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Seletividade Alimentar
Amanda Zanini, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-12-03

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Amanda K. Zanini, discente do 10° período, sob supervisão da Professora Cristina Toledo.

Este relatório abrange o período de 10/08/2020 à 30/11/2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do estágio: Confecção de material terapêutico a ser usado em intervenções com crianças em diversos contextos (escola, clínica, entre outros) com base na teoria cognitivo comportamental e nos estudos sobre desenvolvimento infantil na questão de seletividade alimentar, procurando ajudar os pais e as crianças a lidarem melhor com essas questões, e, fazer com que possam evoluir de acordo com algumas dicas, alguns relatos sobre o assunto abordado.  As supervisões aconteciam de forma virtual, via MEET.

Público alvo: Crianças de diversas idades e contextos e pais foram o público alvo.

Práticas, procedimentos e intervenções: De início foi pesquisado em artigos, sites de materiais, e outros, objetos e a demanda que seria mais interessante a ser trabalhada com as crianças, como escolha foi a seletividade alimentar, já que era algo muito comum em nosso cotidiano de estágios realizados em escolas por ambas as acadêmicas. Nesse estágio foi feita a construção de dois materiais digitais. No primeiro foi construído uma cartilha digital informativa sobre Seletividade alimentar. Esse material tem o objetivo de auxiliar os pais a identificar a seletividade alimentar, dicas para ajudar em casa, orientações de profissionais a serem procurados. O Segundo material é um E-book. O material é voltado para crianças que estão passando pela seletividade alimentar, o e-book traz a história de uma criança que passou por isso e conta para os pequenos como foi e como hoje ele se sente bem melhor.  Nosso tema trata – se de uma recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento. É um comportamento típico da fase pré-escolar, mas, quando presente em ambientes familiares desfavoráveis, pode acentuar-se e permanecer até a adolescência

Competências e Habilidades: Identificar e analisar necessidade de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo, saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

  • Para as acadêmicas: Desde a pesquisa à conclusão final, tivemos experiências muito ricas quanto ao desenvolvimento infantil e vendo o quão importante atividades do cotidiano da criança, desde que bem colocadas e desenvolvidas com os princípios ideais são imprescindíveis.

Como graduandas em Psicologia, pode-se dizer que esse estágio proporcionou habilidades que antes nos eram desconhecidas, que era o de desenvolver materiais e trabalhos que ajudem de alguma forma no desenvolvimento das crianças em relação a sua alimentação.

Referências bibliográficas:

Cruz, R., & Schultz, V. (2020). Avaliação de competências profissionais e formação de psicólogos. Retrieved 24 November 2020, from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672009000300013