Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
RELATÓRIO
Thamires Aparecida Mariano, Alexandre Augusto Macedo Correa

Última alteração: 2020-12-02

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia Thamires Aparecida Mariano, discente do 4° período sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa.

Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100horas e ocorreu de no formato Remoto.

Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.

Público alvo: Comunidade me geral, acima de 16 anos.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.

Competências e habilidade: Coloquei em prática tudo que foi apresentado nas aulas práticas e teóricas, foi trabalho um bem específico e desenvolvido com experiências concretas.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

ANÁLISE DO WHOQOL-BREF

Bueno, J. M. H., de Lira Correia, F. M., Abacar, M., de Albuquerque Gomes, Y., & Júnior, F. S. P. (2015). Competências emocionais: estudo de validação de um instrumento de medida. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 14(1), 153-163.

Educa Mais Brasil (2020). Recuperado de:

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/teste-de-personalidade-para-que-serve-e-como-fazer-o-seu

Entrevista Estruturada de Avaliação de Personalidade

Fleck, M. P. D. A. (2000). O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, 5, 33-38.

Inventário de Competências Emocionais

Oliveira, F. E. M., Ferreira, M. C., Luz, R. C. M., Fernandes, C. S., Assis, C. F., D'Augustin, J. F., ... & Pinho, V. D. (2008). Inventário de Empatia (IE): Desenvolvimento e validação de uma medida brasileira. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 7(3), 321-334.

Inventário de Empatia (IE)

Servelhere, K. R., Fernandes, Y. B., Ramina, R., & Borges, G. (2011). Aplicação da escala SF-36 em pacientes operados de tumores da base do crânio. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery, 30(02), 69-75.

Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida -SF-36

WHOQOL-100. Versão em português - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA.