Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Estresse dos professores na Educação Infantil em Tempos de Pandemia.
LAILA SILVA ALVES, CRISTINA TOLEDO, ALEXANDRE AUGUSTO MACEDO CORREA, FRANCESCA STEPHAN TAVARES, PEDRITA VARGAS PAULINO, JAQUELINE KREUTZELFELD TOLEDO

Última alteração: 2020-12-02

Resumo


RESUMO

O estresse vem sendo considerado um dos fatores geradores de diferentes tipos e níveis de doença em tempos de COVID 19. Os educadores da educação infantil da rede pública enfrentam desafios técnicos e emocionais para cumprir seu ofício em tempos de pandemia. Por esse motivo, torna-se importante construir e validar instrumentos que permitam medir o estresse e todos os aspectos que envolvem esse conceito. Essa foi a proposta do presente estudo. Assim, foi elaborado um questionário, no qual foi possível mensurar os sintomas de estresse, onde foi realizado a coleta de informações num formulário eletrônico do Google Drive, composta por vinte e uma frases, sendo duas questões para coleta de informações pessoais. Participaram do estudo 22 professores que pertencem a duas escolas da rede pública da educação infantil do município de Rio Pomba. Após a análise conclui-se que o fator físico é o de maior prevalência e no fator emocional destaca a preocupação sobre o rendimento dos alunos como um fator preocupante podendo ser considerado estressor para os professores da educação infantil em tempos de ensino remoto em razão da pandemia.

Palavras-chave: Estresse; Pandemia de Coronavirus Disease 2019 (COVID-19); Educação infantil.