Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
E-book como ferremento de auxilio didático
Jéssica Lopes Mello Bonifácio, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-12-03

Resumo


O proposto estagio supervisionado Básico sugiu de uma proposta adaptativa ao cenário que estamos vivenciando delicadamente devido ao virus (COVID – 19) que tem afetado a população de modo universal. A estagiária Jéssica Lopes Mello Bonifácio submeteu  ao projeto pensando no bem – estar, saúde mental e educação, decidindo elaborar materiais focados na educação infantil de modo viável para que as crianças não obtivessem impactos maiores em seu de desenvolvimento.

Lembrando que a todo momento ao decorrer dosemestre, obtivemos toda orientação aplicada da Psicóloga, mestre e supervisora Cristina Toledo.

O respectivo estágio teve inicio no dia 10 de agosto de 2020 e término no dia 30 de novembro de 30 de novembro de 2020. Foram concluidas 100 horas de carga horária no estágio supervisionado Básico.

Objetivo:

Montar um e-book digital para interação e aprendizagem entre pais e filhos com a intenção de aproximação e acompanhamento dos responsáveis juntamente com seus filhos criando brincadeiras pedagógicas que estimulem essa criança no processo de apredizagem, onde ela pode criar, expandir conhecimento, explorar, descobrir cores, formatos diferentes.

Público Alvo:

Psicologos, pedagogos, grupos de pais (principalmente pais de criança com traços de personalidade espectro autista).

Método:

Inicialmente foi estabelecido um tema, que desse partida a proposta no desenvolvimento de um livro digital onde convidamos os pais à descobrir um pouco sobre a realidade da criança e caminhar juntamente com ele nesta descoberta, sabendo identificar certos comportamentos estereotipados, trabalhar novas habilidades com o mesmo, obtendo a melhora de seu reflexo, coordenação, correlacionar, de modo que a criança possa apresentar um avanço em seu desenvolvimento.

Usamos as redes sociais como Facebook, Instagram e Whatsapp como mecanismo para que essa comunicação fosse mais proximos entre nós estagiarios, pais e Filhos que se interessaram pela abordagem e decidiram serem participante deste aprofundamento em estudo conosco.

Debrussamos sobre o tema espectro aurista juntamente com a técnica de psicomotricidade.

Onde a linguagem entre a mente o corpo são fundamentais para o processo de desenvolvimento na aprendizagem.

Competências e habilidades:

Ao analisar o campo de atuação profissional e seus desafios; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional voltadas para a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos sob ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais de cada indivíduo; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo compreensivo o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo e associar as  teorias mais apropriadas para a atuação do(a) psicólogo (a) social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário (a), na divulgação da prática do psicólogo(a) social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Considerações Finais:

O Transtorno espectro autista não deve ser considerado pertinente, podendo ser adapativo e evolutivo em questão de desenvolvimento dependendo do grau de cada criança. Propondo atividades de estimulos onde esta criança possa associar letras, números, cores e formatos que são permanente em nosso cotidiano e resultante  ao longo da vida.

A troca de afeto e participação dos pais neste processo é fundamental para os filhos, os austistas são bastantes sensitivos, a presença dos pais e atenção torna - os seguros e capazes para executar atividades sem medo de retroceder.

Referencias:

SABER, EIRELI Instituto neuro (Org.). Entenda o conceito de Psicomotricidade. 2019. Disponível em: <https://institutoneurosaber.com.br/entenda-o-conceito-de-psicomotricidade/>. Acesso em: 28 set. 2020.

SABER, Instituto Neuro. Entenda os diferentes transtornos de aprendizagem. 2019. Disponível em: <https://institutoneurosaber.com.br/entenda-os-diferentes-transtornos-de-aprendizagem/>. Acesso em: 28 out. 2020.