Última alteração: 2020-12-07
Resumo
Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de Psicologia Mirlaine de Fátima da Silva, discente do 10º período, sob supervisão da professora Gabriela Silveira Meireles. Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 30 de novembro de 2020, com carga horária total de 120 horas, tendo ocorrido na modalidade remota, em uma escola municipal da zona rural da cidade de Ubá/MG. Objetivo do Estágio: Abordar o tema da ansiedade infantil em tempos de pandemia do COVID-19, através da criação de uma história em quadrinhos, promovendo, de forma lúdica, uma reflexão por parte das crianças, pais e professores. Público-alvo: Alunos (as) do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano). Práticas, procedimentos e intervenções: Os profissionais da escola relataram que os(as) alunos(as) estavam ansiosos, preocupados e inseguros devido ao novo cenário enfrentado com a pandemia do coronavírus, principalmente os(as) alunos(as) que encerrariam este ano o ciclo do Ensino Fundamental I, visto que eles irão no próximo ano para uma outra escola no centro da cidade. A ideia de elaborar uma história em quadrinhos sobre o tema da ansiedade infantil em tempos de pandemia surgiu durante as supervisões de estágio, onde percebeu-se que a melhor forma de abordar o assunto com as crianças seria a lúdica. Para suprir as necessidades da escola, foi criada uma história em quadrinhos com duas personagens da Turma da Mônica (a Mônica e a Magali), cujo enredo buscou reforçar a necessidade com os cuidados e a higiene, além de abordar alguns medos que muitas crianças vêm sentindo nesse momento de distanciamento social. Foram também abordadas na história a preocupação das crianças de estarem longe dos familiares e as possíveis mudanças de comportamento e pensamento que as pudessem auxilia na vivência de suas emoções. A história foi entregue aos(às) alunos(as) na forma impressa (formato de livrinho) na própria escola, junto com o material didático que é distribuído mensalmente aos(às) alunos(as). As imagens escolhidas para a história foram em preto e branco, para que as crianças pudessem também colorir os desenhos da história. Após a distribuição da história em quadrinhos para as crianças, a instituição solicitou que os(as) alunos(as) expressassem nos grupos de Whats App a sua opinião em relação à intervenção feita. Eles(as) disseram que haviam colorido a história e que haviam gostado muito dos personagens da Turma da Mônica e aderido aos pensamentos positivos sugeridos na história. Informaram também que, toda vez que começavam a vivenciar uma situação desagradável em relação à Covid-19, eles tentavam experienciar aquilo de uma outra forma que não fosse tão prejudicial à sua saúde mental. Alguns também disseram ter mostrado a história para os primos pequenos, para que pudessem saber os cuidados que precisavam ter no período de pandemia. A história em quadrinhos criada buscou trazer novas possibilidades de vivenciar o distanciamento social, por meio de uma prática reflexiva e, ao mesmo tempo, divertida, propondo novas formas de pensar a respeito da situação e das atitudes que as crianças podem adotar no seu cotidiano. Por isso, escolhemos trabalhar essa questão da saúde mental de forma lúdica, entendendo que “a ludicidade não se delimita apenas aos jogos, as brincadeiras e aos brinquedos, ela está relacionada a toda atividade livre e prazerosa, podendo ser realizada em grupo ou individual” (CARMO et al., 2017, p. 12901). Competências e habilidades: Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, no contexto da Psicologia Escolar; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais. Referências bibliográficas usadas como suporte: CARMO, Caliani Portela do; VEIGA, Elaine Cristina; CINTRA, Rosana Carla Gonçalves Gomes; LIMA, Sarah da Silvia Corrêa. A ludicidade na Educação Infantil: aprendizagem e desenvolvimento. XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Formação de Professores: contextos, sentidos e práticas. 16 a 19 de setembro. PUC-RS, 2017.