Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Relatório de Estágio Basico Monique Pedro Cras Rodeiro
Monique Aparecida Antero Pedro, Francesca Stepan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Monique Aparecida Antero Pedro, discente do 8º período sob supervisão da professora Francesca Stepan Tavares. Este relatório abrange o período de 27 de agosto de 2020 a 13 de Novembro de 2020, com carga horária total de 80 horas e ocorreu de formato presencial no CRAS de Rodeiro. Objetivo do estagio: oferecer ao discente a experiência de atuação nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município de Rodeiro. Publico alvo: usuárias e profissionais do CRAS Rodeiro. Práticas, procedimentos e intervenções: Dia 27 de agosto conheci os serviços oferecidos pelo CRAS em Rodeiro; dia 09 de setembro observei a estrutura física e o funcionamento no CRAS; dia 16 de setembro realizei uma sala de espera sobre a saúde mental setembro Amarelo; dia 18 e 25 de setembro realizei acolhimento a duas funcionarias do Cras respectivamente; dia 02 de outubro montamos o mural em comemoração ao dia do idoso; dia 09 de outubro confeccionamos uma lembrança em homenagem ao dia do idoso para os asilados do Asilo São Vicente de Paulo em Rodeiro; dia 16 de outubro discussão de dois casos de moradores em situação de rua atendidos pelo Cras; dia 26 de outubro realizamos visitas aos dois casos que foram discutidos a fim de verificar o atual estado em que ambos se encontram; dia 06 realizei um estudo da cartilha que fala sobre os direitos do morador de rua a fim de propor algum tipo de contribuição às pessoas que estão nessa situação. Eu e psicóloga responsável pelo CRAS Maria Aparecida Teixeira Faustino realizamos uma discussão sobre os dois casos que visitamos, com a finalidade de melhorias na assistência a esses cidadãos.

Competências e habilidades: Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, e diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros e atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da pratica do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na pratica institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Referências:

Souza, D.O (2020) A pandemia de covid-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social.Cienc.Saúde coletiva vol.25 spl.1 Rio de Janeiro jun 2020 Epub 05 jun

KOELZER,L .P;BACKES, M.S & ZANELLA,A.V. (2014) Psicologia e CRAS:Reflexões a partir de uma experiência de estágio.Gerais,Ver.InterinstPsicol.Vol 7 n° 1 Juiz de Fora jun

CRUZ, J.M. O. (2009) Práticas Psicológicas em Centro de Referência da Assistência Social. Psicologia & e foco,vol 2(1).Jan /Jun