Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Disciplina Positiva com Crianças
Pâmela Wilsilaine Magalhães da Silva, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-12-03

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do(a) acadêmico(a) de psicologia Pâmela Wilsilaine Magalhães da Silva, discente do 10º período sob supervisão do(a) Professor(a) Cristina Toledo.

Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu de no formato Remoto.

Objetivo do Estágio: O presente estágio teve como proposta a construção de um e-book com tema “Disciplina Positiva”, com intuito de auxiliar os pais a aprenderem formas empáticas de educar os filhos, pautado principalmente no respeito mútuo e assim preservando a integridade física e emocional destas crianças. Quebrando ciclos de violência passados de geração em geração, auxiliando estes filhos na construção de sua autorregulação e na percepção de suas emoções. O e-book também traz consigo uma provocação aos pais, de forma positiva, a aprenderem se autorregular emocionalmente junto com os filhos, já que muitos destes ao virem de uma educação não acolhedora, passam por dificuldades em controlar a própria fúria no decorrer da criação dos filhos.

Público alvo: Pais ou responsáveis legais, familiares e educadores.

Práticas, procedimentos e Intervenções: A partir das discussões de Cartaxo (2016), nossa presente orientadora Cristina Toledo, sugeriu criarmos materiais que pudessem ser utilizados dentro das práticas clinicas ou externos.

Surgiu então, dentre as possibilidades apresentadas, o tema Disciplina Positiva, que escolhi para criar um E-book que pudesse auxiliar aos pais na criação dos filhos de forma mais acolhedora e com foco na construção da autorregulação.

“A regulação emocional se resume ao fato de as emoções se ativarem e se desativarem plenamente, ou ainda, da capacidade de entender as emoções e reagir emocionalmente de modo adequado à cada situação” (Caminha & Garrido, 2019, P.13).

Ou seja, sem esta habilidade de se autorregular emocionalmente, torna-se quase impossível que uma criança consiga, sem ajuda, se acalmar, ser paciente, refletir, entender que ações têm conseqüência, ou até mesmo encontrar formas de se expressar.

A introdução deste e-book tem como foco explicar a estes pais a importância desta habilidade, quando começa ser construída, e qual sua função em nossas relações sociais. Seguido de sugestões alternativas de intervenções em situações comuns do dia-a-dia, onde grande parte destes pais corrigem de forma autoritária, ao invés de positiva. Convidando-os a terem uma percepção diferente quanto às atitudes deste filho, e sua forma de corrigi-lo sem feri-lo física ou verbalmente, contribuindo para seu pleno desenvolvimento emocional.

Durante as orientações, Cristina me auxiliou com autores e textos que trabalhavam em torno do mesmo assunto, como Renato caminha, o texto “Bater”, entre outros. Buscando por estes autores, encontrei um material de apoio feito por Renato Caminha usado em seu curso de disciplina positiva, o qual se fez presente em grande parte deste E-book.

O material foi encaminhado para alguns casais de amigos, pais de filhos entre 02 e 04 anos de idade, para que pudessem ler e aplicar as intervenções citadas no e-book, observando e relatando se houve melhora daquele comportamento. Foram gravados em vídeo algumas destas cenas do cotidiano, enquanto realizavam a correção do comportamento e ambos obtiveram sucesso no momento em que usaram de uma prática positiva de disciplina.

Competências e habilidades: A construção deste trabalho me permitiu uma melhor compreensão do desenvolvimento cognitivo e emocional infantil, bem como a construção da autorregulação emocional, uma melhor interpretação (semântica) de cada sentimento, e também um olhar mais compreensivo tanto para com os pais, já que muitos deles não tiveram esse apoio acolhedor durante sua infância, quanto para a criança filho deste pai que também está aprendendo a lidar com seus sentimentos, o que será fundamental para um bom manejo clínico cognitivo-comportamental.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

Cartaxo, V. Instrumentos de acesso na clínica. Sinopsys Editora, 2016.

Caminha, R. M., & Caminha, M. G., & Garrido, T. L. Regulação Emocional na Infância. Material de apoio para o curso “Regulação Emocional na Infância”, ministrado por Renato Caminha. 2019.

Caminha, R. M. Transtorno do estresse pós- -traumático: da neurobiologia a terapia cognitiva. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

Reeve, J. Motivação e Emoção. 4ª Ed. Rio de Janeiro:LTC, 2006.