Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Acolhimento on-line
Joyce Silva, Francesca Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


 

Relatório de estágio supervisionado concentrado do(a) acadêmico(a) de psicologia Joyce Cirino da Silva, discente do 10° período sob supervisão do(a) Professor(a) Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 10/08 /2020 e 30/11/2020, com carga horária total de 122horas e ocorreu de no formato Remoto. Objetivo do Estágio: Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica durante a pandemia de COVID-19. Objetivos Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social; fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram. Público alvo: pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social. Práticas, procedimentos e Intervenções: foram feitas divulgação do projeto ,triagem e acolhimento , na triagem foram pegos dados do paciente e a demanda principal ,já no acolhimento os alunos trabalhou em algumas sessões demandas especificas trazidas pelo paciente, esses acolhimentos eram feitos de acordo com a necessidade e a disponibilidade de cada um ,por vídeo chamada, por mensagem ou ligação ambos com o mesmo intuito .A grande demanda trazida nesses estagio mostrou que não estamos preparados para enfrentar tal dificuldade ,e que todos nós temos nossas dificuldades e limitações .Os materiais utilizados durante os estagio ,foram abordados intervenções voltadas para ansiedade ,prevenção de suicídio, solidão ,luto ,auto estima ,medo ,algumas cartilhas e esquemas foram usados para ajudar esses pacientes .o processo de evolução dos pacientes trouxe resultados positivos para o projeto .   Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

MOREIRA, Jacqueline De Oliveira, Roberta Carvalho Romagnoli. O Surgimento da Clínica Psicológica: Da Prática Curativa aos Dispositivos de Promoção da Saúde. Estudos de Psicologia (Natal), São Paulo, v. 1998, vol.3,, n. N.1,, fev./fev. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v27n4/v27n4a04.pdf>. Acesso em: 12out. 2020.

 

PAIDÉIA (RIBEIRÃO PRETO). Concepção de promoção da saúde de psicólogos no serviço público. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext>. Acesso em: 12 nov. 2020.

SIGNIFICADOS. Significado de catarse. Disponível em: <https://www.significados.com.br/catarse/>. Acesso em: 11 set. 2020.

df, c. r. d. p. d. orientações para a atuação profissional frente a situações de suicídio e automutilação: Orientações para a atuação profissional frente a situações de suicídio e automutilação. 48. ed. Brasília: [s.n.], 2020. p. 1-48.