Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Prática clínica da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no Sistema Único de Saúde (SUS) em Tocantins-MG
Gustavo Estêvão Brandão, Pedrita Reis Vargas Paulino

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do acadêmico de psicologia Gustavo Estêvão Brandão, discente do 10º período sob supervisão da Professora Pedrita Reis Vargas Paulino. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária total de 98 horas e ocorreu de no formato Presencial no Centro Integrado de Saúde de Tocantins, Minas Gerais.

Objetivo do Estágio:

Geral: Compreender, tratar e prevenir os problemas e transtornos psicológicos por meio da Terapia Cognitiva Comportamental.

Objetivos específicos:

  • Acolher pacientes em situações de crise e descontrole emocional;
  • Identificar nos pacientes pensamentos automáticos disfuncionais, crenças centrais e intermediárias;
  • Levantar hipóteses diagnósticas;
  • Ajudar pacientes na reabilitação psicológica utilizando estratégias da TCC;
  • Promover e prevenir a saúde mental através da psicoeduação;

Público-alvo:
Adolescentes e adultos da cidade de Tocantins-MG.


Práticas, procedimentos e Intervenções:

Durante o período de estágio, as sessões de terapia tinham em média 45 minutos, ocorriam semanalmente, sempre tomando os devidos cuidados de prevenção ao novo coronavírus, utilizando máscara, álcool em gel e distanciamento. Nos meses de atendimentos, diversos pacientes faltaram às sessões, alguns passaram apenas pela triagem e não voltaram. Houve uma continuidade no tratamento de apenas 4 pacientes nesse período. Todas eram mulheres, adultas e com diferentes demandas. A primeira delas, 40 anos, casada, mãe de 3 filhos, é diagnosticada com Transtorno Bipolar, faz uso medicamentoso, tem ansiedade generaliza, frequentes ataques de pânico e dificuldades em seu relacionamento familiar. Com ela utilizei formulário de Anamnese, técnicas da TCC para identificar suas crenças e pensamentos automáticos, técnica da Comunicação não-violenta para desenvolver habilidades sociais, ferramentas como Jogo das Crenças, técnica de respiração, meditação, psicoeducação, indicação de filmes, livros e aplicativos. A paciente aderiu bem a boa parte das intervenções, sempre muito comprometida, porém demonstrou mais dificuldade em tarefas que exigiam concentração. A segunda paciente, 59 anos, casada, mãe de 5 filhos, tem depressão pós luto pela morte de um filho, faz uso de antidepressivos, possui pensamentos suicidas e sofre com a dificuldade de a família entender seus sentimentos.  Utilizei com essa paciente técnicas da TCC para identificar suas crenças e pensamentos automáticos, técnica de respiração, meditação, dinâmica das rosas, psicoeducação, incentivo para se exercitar, indicação de filmes, livros e aplicativos. A paciente aderiu bem a boa parte das intervenções, sempre muito comprometida, porém demonstrou mais dificuldade em tarefas que exigiam energia. A terceira paciente, 21 anos, solteira, era um caso bastante complexo, na qual chegou até mim após uma suposta tentativa de suicídio, que mais tarde foi descrita pela paciente como sendo “apenas automutilação”. A sequência de sessões foi de difícil continuidade, pois a cada semana um novo problema se instaurava. Os principais problemas envolviam sua dificuldade de relacionamento com a mãe. Chegamos a iniciar um processo de avaliação psicológica para confirmação da hipótese inicial de Transtorno de Personalidade Borderline ou Transtorno Bipolar, pois a paciente tinha comportamentos e pensamentos muito atípicos. Entretanto, os testes não foram conclusivos, pois a paciente, por problemas de locomoção, interrompeu sua terapia após o segundo teste, no qual teve resultado muito diferente do primeiro. Com ela utilizei formulário de Anamnese, técnicas da TCC para identificar suas crenças e pensamentos automáticos, técnica da Comunicação não-violenta para desenvolver habilidades sociais, ferramentas como Baralho dos Sintomas, Escala Transversal de Sintomas de Nível 1 Autoaplicável do DSM-5, técnica de respiração, meditação, psicoeducação, indicação de filmes, livros e aplicativos. A paciente não aderiu a boa parte das intervenções, sempre bastante ininteligível, eloquente e imatura, porém se mostrava contente com o apoio terapêutico. A quarta paciente, 32 anos, casada, mãe de 1 filho, possui depressão e baixa autoestima devido à dificuldade em aceitar sua aparência por causa da doença dermatológica vitiligo. A paciente trouxe queixas de seu casamento, como dependência financeira do marido, falta de diálogo e diminuição na atração sexual pelo lado do marido. Além disso, a paciente tem vício em maconha, o que dificulta a lidar com sua depressão. Utilizei com essa paciente formulário de Anamnese, técnicas da TCC para identificar suas crenças e pensamentos automáticos, técnica de respiração, meditação, psicoeducação, orientação para voltar a estudar e trabalhar, indicação de filmes, livros e aplicativos. A paciente aderiu bem a boa parte das intervenções durante as sessões, demonstrou muita satisfação ao estar ali, porém faltou diversas vezes, tendo por fim seu atendimento interrompido por não justificar suas faltas.

Competências e habilidades:

  • Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
  • Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
  • Identificar e analisar necessidade de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
  • Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
  • Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
  • Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
  • Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos, de organizações e comunidades;
  • Atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
  • Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
  • Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo, terapêutico ou psicoterapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
  • Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapias;
  • Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive material de divulgação;
  • Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional;
  • Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
  • Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;
  • Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
  • Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
  • Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
  • Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos.

 

Referências bibliográficas usadas como suporte:

APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BASCO, Mônica Ramirez. Vencendo o Transtorno Bipolar com a Terapia Cognitivo-Comportamental: Manual do Paciente. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CARVALHO, M. R. D; MALAGRIS, L. E. N; RAGÉ, Bernard P.. Psicoeducação em Terapia Cognitivo-Comportamental. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2019.

CORDIOLI, Aristides Volpato; GALLOIS, Carolina Benedetto; ISOLAN, Luciano. Psicofármacos: Consulta rápida. 5. ed. Porto Alegre:  Artmed, 2015.

LINS, Regina Navarro. A cama na varanda: Arejando nossas ideias a respeito de amor e sexo. 13. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2020.

ROSENBERG, Marshall B.. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. 1. ed. São Paulo: Ágora, 2006.

WRIGHT, J. H. et al. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.