Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES/AS EM TEMPOS DE PANDEMIA: relato de uma experiência de estágio em Psicologia Escolar
Dalila Nogueira Lopes, Gabriela Silveira Meireles

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de Psicologia Dalila Nogueira Lopes, discente do 8º período, sob supervisão da professora Gabriela Silveira Meireles. Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 25 de novembro 2020, com carga horária total de 90 horas, tendo ocorrido na modalidade remota. Objetivo do Estágio: Auxiliar os/as professores/as a enfrentarem os desafios do trabalho remoto durante a pandemia do COVID-19, com foco em questões como ansiedade, trabalho docente, relação escola-família e comunicação no ambiente escolar. Práticas, procedimentos e intervenções: A princípio, foi escolhido o segmento no qual seria feito o estágio, ficando definido que seria junto aos/às professores/as do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O primeiro contato foi feito virtualmente com a diretora da instituição, para explicar o objetivo do estágio e para levantar as possíveis demandas para a intervenção a ser realizada. A diretora relatou muitas demandas advindas do momento de pandemia e demonstrou bastante interesse no estágio, porém pediu que a supervisora fosse contactada. Ao realizar o contato com a supervisora, definimos que a intervenção seria feita com os/as professores/as da escola, pois estes estavam tendo que desconstruir sua forma de ensinar, adaptando-se abruptamente ao modelo remoto, além de terem que  aprender a usar novas tecnologias e lidarem com as demais consequências da pandemia. Assim, ela optou por me adicionar no grupo de professores no Whats App, onde aconteceu o primeiro contato no sentido de rastrear as demandas mais especificas para as intervenções a serem realizadas. Após feito o primeiro contato com a instituição, optou-se por realizar um questionário no sentido de entender mais especificamente as demandas dos/as professores/as. O questionário foi criado na plataforma Google Forms, contando com seis perguntas sobre temas como saúde mental, motivação e dificuldades enfrentadas no ensino remoto, além de uma questão aberta para que pudessem sugerir temas que poderíamos ser abordados durante o estágio. A partir das 35 respostas obtidas através do questionário, foram levantadas demandas em relação aos seguintes temas: 1) Promoção e prevenção em saúde mental para professores/as; 2) Melhoria na qualidade da relação com os/as alunos/as; e 3) Desafios do trabalho remoto. O conteúdo das postagens, foram estudados previamente e preparados sob a supervisão da professora responsável pelo estágio. Foi escolhido um modelo de postagem que fosse atrativo, de fácil leitura e que despertasse a curiosidade dos/as professores/as. Para tanto, contou com textos não muito longos, imagens e cores diversas. Com a realização deste estágio, foi possível perceber que a Psicologia Escolar possui um vasto campo de atuação, o que pode ser percebido através da produção de posts voltados para os/as professores/as de uma escola. Nesse sentindo, foi possível observar uma importante função do/a psicólogo/a escolar, que se coloca como um agente de mudanças no ambiente da instituição escola, promovendo a conscientização e a reflexão por parte dos agentes ali envolvidos, de modo a assumir uma função de transformação social dentro da escola (ANDALÓ, 1984). Apesar do distanciamento, as reflexões propostas através das postagens divulgadas fizeram com que o corpo docente se visse diante da necessidade de enfrentamento das situações que estavam lhes gerando sofrimento. Sobre a saúde mental dos/as docentes, vimos que ele é geralmente caracterizado “por “um conjunto de sinais do corpo e da psique, como estresse, ansiedade, depressão e fadiga, efeitos negativos da atividade docente na atualidade”, sendo denominado como “mal-estar docente” (GOMES; RIBEIRO; LEHER; MOTEIRO; LOUZADA, 2010). Esse é um fenômeno mundial, que acontece concomitantemente às diversas mudanças no sistema educacional, processo este que foi intensificado durante a pandemia do COVID-19. Dessa forma, a fim de trabalhar esse “mal estar docente”, o estágio também focalizou a questão da promoção e da prevenção em saúde mental em meio à pandemia, levando informações para esse público. Foi constatada, ainda, a importância do apoio e do cuidado com a capacitação desses/as profissionais para enfrentar tais desafios, o que sem dúvida seria facilitado com a presença de profissionais de Psicologia nas escolas. Competências e habilidades: Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, no contexto da Psicologia Escolar; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais. Referências bibliográficas usadas como suporte: ANDALÓ, C. S. D. A. O papel do psicólogo escolar. Psicologia, Ciência e profissão, v. 4, n. 1, p. 43-46, 1984. GOMES, M. P.; RIBEIRO, V. M.; MONTEIRO, D. M.; LEHER, E. M. T.; LOUZADA, R. D. C. R. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 1, p. 181-198, 2010.