Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
A importância do acolhimento
Joyce Silva, Jefté Souza

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do(a) acadêmico(a) de psicologia Joyce Cirino da Silva, discente do 10° período sob supervisão do(a) Professor(a)Jefté Moraes Souza. Este relatório abrange o período de 10/08 /2020 e 30/11/2020, com carga horária total de 68 horas e ocorreu de no formato Remoto. Objetivo do Estágio: Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica. Objetivos Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social além de outros fatores; fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram. Público alvo: pessoas com dificuldades emocionais e pessoas em estado de vulnerabilidade. Práticas, procedimentos e Intervenções: foram feitas divulgação do projeto ,triagem , acolhimento e o encaminhamento dessas pessoas , foram pegos dados do paciente e a demanda principal , trazidas pelo paciente, esses acolhimentos eram feitos de acordo com a necessidade e a disponibilidade de cada um ,no primeiro momento a primeira entrevista era feita através de mensagem pelo direct do Instagram e Messenger do facebook ,num segundo momento era marcado com o paciente o acolhimento por vídeo chamada, sempre preservando o paciente e o estagiário ;esses acolhimentos eram levados a supervisão de debatido a melhor forma de encaminhar o paciente foram abordados intervenções voltadas para ansiedade ,prevenção de suicídio, solidão ,luto ,autoestima .A grande demanda trazida nesses estagio mostrou que não estamos preparados para enfrentar tal dificuldade ,e que todos nós temos nossas dificuldades e limitações ,mostrar também a capacidade de nos adaptar a coisas novas  .Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a , compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a , reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente. a escuta se fez necessário para conhecimento da Instituição, bem como a triagem feitas com os pacientes, entender as dinâmicas do contexto a qual estão inseridos e pensar em propostas de atuação nas comunidades.

GOOGLE. A saúde mental na atenção básica - articulação entre os princípios do SUS e da reforma psiquiátrica. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/prisma/images/stories/docs/gt3/a_saude.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2020.

PAIDÉIA (RIBEIRÃO PRETO). Concepção de promoção da saúde de psicólogos no serviço público. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext>. Acesso em: 12 nov. 2020.