Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de estágio supervisionado concentrado
Jaqueline Duque kreutzfeld Toledo, Nayara de Souza Parma

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do (a) acadêmico (a) de psicologia Nayara de Souza Parma do 10º sob supervisão do (a) Professor (a) Jaqueline Duque kreutzfeld Toledo. Este relatório abrange o período de 01/09/2020 a 10/12/2020, com carga horária total de 45 horas e ocorreu de no formato REMOTO.

Objetivo do Estágio: psicoeducar pacientes que procuram ajuda online. Uma intervenção terapêutica por meio de informações sistêmicas, estruturadas e didáticas sobre o transtorno e seu tratamento. Ensinar ao paciente e os cuidadores sobre a patologia física e/ou psíquica, bem como sobre seus tratamentos. Visando melhorar habilidades de manejo, aumentar o compromisso com as indicações terapêuticas. A psicoeducação é uma intervenção psicoterapêutica a qual tem como objetivo enfocar mais as satisfações e ambições relacionadas aos objetivos almejados pelo paciente do que uma técnica voltada para curar determinada doença (Authier, 1977).

Público alvo: Pessoas de todas as faixas etárias, que buscam informações e ajuda online.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Durante o estágio, fizemos pesquisas, leitura sobre os temas: Dia nacional da luta das pessoas com deficiência, Isolamento, transtorno de ansiedade, depressão, depressão e ansiedade, impacto emocional causado pelo diagnóstico e tratamento do câncer na mulher,  autoestima da mulher no tratamento do câncer, o psicológico dos familiares de pacientes diagnosticados com câncer, incidência do câncer no Brasil, o SUS na saúde da mulher, a travessia do câncer de mama junto com a companheira, impacto da mastectomia na vida da mulher, a importância de cuidados da saúde do homem, por que o homem não vai ao posto de saúde?, o SUS e a saúde do homem: programas e acessos, o homem e sua relação com a saúde: barreiras culturais e estruturais.

Após pesquisas e leituras sobre os temas, confeccionamos informações acerca dos mesmos, afim de informar os sujeitos sobre esses conteúdos, no intuito de psicoeduca-los, para que possam entender melhor sobre, e conhecerem também os caminhos que possam estar tomando diante de cada demanda enfrentada.

Competências e habilidades: Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional. Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo, terapêutico ou psicoterapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara.

Referências bibliográficas

Authier, J. (1977). The Psychoeducation Model: Definition, contemporary roots and content. Canadian Journal of Counselling and Psychotherapy, 12(1),15-22.