Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de Estágio Supervisionado Básico
Larissa de Lemos Pereira, Alexandre Augusto Macedo Corrêa

Última alteração: 2020-12-01

Resumo


UNIFAGOC – Centro Universitário Governador Ozanam Coelho

AUTOR(ES): Acadêmica Larissa de Lemos Pereira, sob supervisão do Professor Dr. Alexandre Augusto Macedo Corrêa, CRP 04/18.999.

Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Larissa de Lemos Pereira, discente do 6° período do curso de psicologia, sob supervisão do Professor Dr. Alexandre Augusto Macedo Corrêa.

Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato Remoto.

Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.

Público alvo: Comunidade em geral, pessoas acima de 16 anos.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.

Competências e habilidades: O estágio em questão permitiu o treino e uma noção notória a partir da aplicação de instrumentos psicológicos, proporcionando enriquecimento acadêmico e suporte para a carreira profissional em psicologia. Enquanto benefício teórico, o arcabouço encontrado nos testes e instrumentos de mensuração foi favorecedor para o entendimento nos domínios avaliativos, ocasionando conhecimento prático no manejo de competências emocionais e de itens relacionados a qualidade de vida. Ademais, garantiu experiências interpessoais que auxiliarão no seguimento das carreiras acadêmica e profissional.

REFERÊNCIAS:

  • AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5 –Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.
  • CICONELLI, R. M. et al. Tradução para o português e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida “Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36)”. São Paulo, 1997. 148 p. Tese (Doutorado em Medicina) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 1997.
  • FALCONE, E. M. de O. et al. Validade Convergente do Inventário de Empatia (IE). Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 2, p. 203-209,  Aug. 2013.
  • FLECK, M. P. A. et al.  Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-bref". Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Rev. Saúde Pública, 34 (2): 178-83, 2000.
  • MAYER, J. D.; SALOVEY, P. (1997). What is emotional intelligence? Em: P. Salovey & D. J. Sluyter (Eds.). Emotional Development and Emotional Intelligence: Implications for Educators, (pp. 3-31), New York, Basic Books.
  • MCCRAE, R. R.; COSTA, P. T. Jr. (1996). A Five -Factor Theory of Personality. Em L. A Pervin & O. P John (Org.), Handbook of personality: Theory and Research (pp.139-153). New York: Guilford.

 

Ubá, 01 de Dezembro de 2020