Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório Final de Estágio - Grupo de Acolhimento "Acolher-Psi"
Lara de Oliveira Gomes, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Lara de Oliveira Gomes, discente do 8° período sob supervisão da Professora Francesca Stephan. Este relatório abrange o período de 03/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária total de 60 horas e ocorreu no formato Remoto.

Objetivo do Estágio:

Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica durante a pandemia de COVID-19.

Objetivos Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social; Fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram.

Público alvo: pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social.

Práticas, procedimentos e Intervenções: O projeto foi intitulado “Acolher-Psi". Inicialmente foi feita a organização e planejamento, a divisão em três equipes: a primeira responsável pela arte a ser divulgada nas redes sociais com orientações e informações sobre o projeto, bem como pelas postagens psicoeducativas nas redes sociais; a segunda pela elaboração do questionário de inscrição e pela realização das triagens e a terceira pela realização dos acolhimentos, de modo que todos os alunos da etapa 1 e 2 ao fim das inscrições e triagens puderam passar para a etapa 3 de acolhimento. O acolhimento de dois casos foi realizado por mim, um de ansiedade e o outro de depressão, problemas que se intensificaram durante o isolamento social (MOREIRA et.al, 2020). Evidenciou-se que o acolhimento teve significado resultado, a partir de estratégias como a ativação comportamental e higiene do sono, no caso da paciente que se encontrava em episódio depressivo. Desse modo, a insônia e a completa falta de energia descritas pela paciente foram sendo substituídas por horas a mais de sono e pequenas tarefas envolvendo o cuidado consigo mesma e com as filhas. No caso acometido pela ansiedade, observou-se a necessidade de expressão dos afetos negativos, como raiva, tristeza e/ou descontentamento e a possibilidade de organização do tempo, das tarefas a serem realizadas e dos gastos financeiros.

Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Referência bibliográfica

MOREIRA, Wanderson Carneiro¹; SOUSA, Kayo Henrique Jardel Feitosa²; SOUSA, Anderson Reis de³; SANTANA,  Thiago da Silva⁴; ZEITOUNE, Regina Célia Gollner²; NÓBREGA, Maria do Perpétuo S. S.¹ Intervenções em saúde mental em tempos de COVID-19: scoping review. USP, São Paulo-SP, Brasil¹; UFRJ, Rio de Janeiro-RJ, Brasil²; UFBA, Salvador-BA, Brasil³; UEFS, Feira de Santana-BA, Brasil⁴. 2020. Disponível in: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo. Acesso in: 30/11/2020.