Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Aparecida Machado Machado, ALEXANDRE AUGUSTO MACEDO CORRÊA

Última alteração: 2020-12-01

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Adriana Aparecida Machado discente do 4° período  sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa. Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 120 horas que ocorreu de no formato Remoto e Presencial, sendo a parte presencial no Centro de Pesquisas e Práticas em Psicologia Nise da Silveira.

Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.

Público alvo: Comunidade em geral, acima de 16 anos.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.

Competências e habilidades: Nesse estágio pude conhecer melhor o processo de avaliação psicológica, desde as diretrizes éticas a elaboração do laudo psicológico. Trabalhamos a fundo com as normas regentes no campo da psicologia e com a realização do processo de avaliação psicológica começando com o acolhimento ao paciente e posterior aplicação e correção de testes para enriquecer o processo de avaliação e por fim fazendo a devolutiva do que foi identificado em tal processo, dando uma maior direção ao profissional e ao paciente. Quanto a elaboração do laudo psicológica foi de extrema importância a aprendizagem por ser um documento de extrema importância na prática psicológica.

 

Referências bibliográficas

Ciconelli, R. M. (1997). Tradução para o português e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36).

Ciconelli, R. M., Ferraz, M. B., Santos, W., Meinão, I. & Quaresma, M. R. (1999). Tradução para a língua portuguesa e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida SF-36 (Brasil SF-36). Rev bras reumatol39(3), 143-50.

DSM-V. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Prahalad, C. K. & Hamel, G. (2005). Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Gulf Professional Publishing.

Rebollo, I., & Harris, J. R. (2006). 15. Genes, ambiente e personalidade. In Introdução à psicologia das diferenças individuais (pp. 300-322).