Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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WHATS APP COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A ALUNOS(AS) E PROFESSORES(AS) NA PANDEMIA: relato de uma experiência de estágio em Psicologia Escolar.
Ana Luiza Santos, Gabriela Silveira Meireles

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica Ana Luiza dos Santos, discente do 8º período de Psicologia, sob supervisão da professora Gabriela Silveira Meireles. Este relatório abrange o período de 10 de agosto 2020 a 25 de novembro 2020, com carga horária total de 90 horas e ocorreu na modalidade remota. Objetivo do Estágio: Auxiliar alunos e professores nas demandas relacionadas saúde mental, bem como, no processo de ensino e aprendizagem durante o período da pandemia do coronavírus. Público-alvo: Alunos(as) e professores(as) do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Brás Pires/MG. Práticas, procedimentos e intervenções: Inicialmente, foi construído e disponibilizado um questionário para os(as) professores(as), a fim de identificar suas principais necessidades. A ideia era filtrar as questões mais urgentes do grupo. Sendo assim, as demandas identificadas foram relacionadas às questões da saúde mental, a falta de motivação tanto dos alunos quanto dos professores e as dificuldades na interação com os alunos. Dessa forma, com a análise dos dados foi possível identificar a necessidade de uma intervenção que trabalhasse a motivação dos(as) professores(as) e dos(as) alunos(as) durante esse período de distanciamento social, uma vez que falar de prática docente é falar de motivação, já que, a motivação do docente ou a falta dela pode interferir e muito na qualidade do trabalho pedagógico realizado. De acordo com Lieury e Fenouillet (citados por Todorov, 2005), entendemos que “quanto mais motivada a pessoa está, mais persistente e maior é a atividade”. Partindo disso, foram criados infográficos motivacionais, com o intuito de demostrar que a pandemia do COVID-19 limitou as formas de interação, porém gerou autonomia ao criar e recriar outras possibilidades de ensino que estariam dentro de suas zonas. Os infográficos foram criados com conteúdo que fossem atrativos e que tocassem o grupo naquilo que estava sendo mais difícil para eles. A disponibilização do material ocorreu através do grupo do Whats App, sendo sugerido aos(às) professores(as) que se sentissem à vontade e que também poderiam também divulgar aqueles infográficos para os(as) alunos(as), de modo que tanto os(as) professores(as) quanto os(as) alunos(as) se sentissem mais motivados. Competências e habilidades: Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, no contexto da Psicologia Escolar; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais. Referência bibliográfica usadas como suporte: TODOROV, João Cláudio; MOREIRA, Márcio Borges. O conceito de motivação na Psicologia. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. VII, n. 1, p. 119-132, 2005.