Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE CARÁTER PRÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: Consolidação de uma aprendizagem significativa para alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental I
Bianca de Paula Castro, Ana Amélia de Souza Pereira

Última alteração: 2020-12-01

Resumo


A matemática está presente no cotidiano, seja em ações diretas ou indiretas do ser humano. É fundamental e essencial para o indivíduo o seu aprendizado na solução de problemas do dia a dia, para obter resultados de equações, resolução de problemas diversos, questões matemáticas de concursos e provas ou, até mesmo, para o levantamento de pesquisas através da estatística. Na busca por consolidar uma aprendizagem significativa e assimilar a teoria com a prática social diária, os docentes tentam fazer a contextualização com a realidade dos alunos de modo simples, direto e de fácil interpretação. A matemática de caráter prático é importante para a formação do cidadão, pois é através de sua aprendizagem que o indivíduo se torna capaz de solucionar problemas diversos do cotidiano. O presente trabalho teve por objetivo geral identificar como é realizado o ensino da matemática através de recursos do cotidiano de alunos do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede estadual da cidade de Tocantins – Minas Gerais. A metodologia utilizada pesquisa quantitativa, que tem por natureza quantificar os dados coletados, analisar de modo estatístico com o intuito de generalizar o estudo e explorar de forma ampla, a fim de obter resultados sobre o tema abordado. Para a coleta dos dados foi utilizado o Google Forms e, para a apresentação dos dados, foi empregado o software Excel Office 365. Conclui-se que para realização do ensino da matemática, é necessário investigar a realidade dos discentes, estimulá-los a interagir e promover a dinamicidade durante as aulas de matemática para concretizar de fato uma aprendizagem significativa aos alunos.

Palavras-chave: Matemática; Caráter Prático; Ensino Fundamental I.