Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatorio de Estagio em Avaliaçao Psicologica
Thayene Lopes Lendino, Alexandre Augusto Macedo Correa

Última alteração: 2020-12-01

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Thayene Aparecida dos Santos Lopes Lendino, discente do quarto período, sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa.

Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu de no formato Remoto

Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.

Público alvo: Comunidade em geral, acima de 16 anos.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.

Competências e habilidades:  Com o estagio consegui ter a experiencia da aplicaçao e construção de avaliações psicológicas, todos os textes aplicados foram corrigidos e analisados com a instrução do supervisor do estagio, a elaboração dos laudos com os resultados obtidos com a analise dos testes.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

Teixeira P.C.A, da Fonseca R. A, Maximo da S. N. M. I. (2002) Inventário SF36: avaliação da qualidade de vida dos alunos do Curso de Psicologia do Centro UNISAL – U.E. de Lorena (SP). PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, Vol. 3, nº 1, 2002, pp. 16-27

 

Kluthcovsky C. G. C. A, Kluthcovsky. A. F (2010): O WHOQOL-bref, um instrumento para avaliar qualidade de vida: uma revisão sistemática

 

Bueno, J. M. H., de Lira Correia, F. M., Abacar, M., de Albuquerque Gomes, Y., & Júnior, F. S. P. (2015). Competências emocionais: estudo de validação de um instrumento de medida. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment14(1), 153-163.

 

Educa Mais Brasil (2020). Recuperado de: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/teste-de-personalidade-para-que-serve-e-como-fazer-o-seu

 

Fleck, M. P. D. A. (2000). O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva5, 33-38.

Oliveira, F. E. M., Ferreira, M. C., Luz, R. C. M., Fernandes, C. S., Assis, C. F., D'Augustin, J. F., ... & Pinho, V. D. (2008). Inventário de Empatia (IE): Desenvolvimento e validação de uma medida brasileira. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment7(3), 321-334.

 

Falcone de O.M.E, de Pinho D. V, Fernandes dos S.C.F.C, D’Augustin F. J, Krieger S, Plácido G. M, Vianna de O. K, Electo T.C. L, Servelhere C.P. L (2013): Validade convergente do Inventário de Empatia (IE). Falcone, E. M. O. & cols. Inventário de Empatia (IE)

 

L K. R., Fernandes, Y. B., Ramina, R., & Borges, G. (2011). Aplicação da escala SF-36 em pacientes operados de tumores da base do crânio. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery30(02), 69-75.

 

WHOQOL-100. Versão em português - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA.