Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA CIDADE DE UBÁ MINAS GERAIS DURANTE A PANDEMIA: Estudo de caso
Thaynara da Silva Caneschi, Edivania Silva, Ana Amélia de Souza Pereira

Última alteração: 2020-12-01

Resumo


A pandemia causada pelo Covid-19 transformou a vida das pessoas não só no Brasil, mas em todo o mundo, com o aumento de infectados a cada dia. Devido a isso algumas medidas tiveram que ser tomadas para prevenção da proliferação do vírus, como evitar locais com aglomerações de pessoas, o uso do álcool em gel, o aumento das lavagens das mãos com água e sabão e principalmente evitar sair de casa sem algum motivo realmente necessário. Além disso, o ambiente escolar passou por mudanças devido a necessidade de se adaptar a nova realidade, para isto, contou com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), o que tornou possível as aulas remotas. O objetivo geral deste estudo de cunho pedagógico consiste em analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por parte dos docentes no Ensino Fundamental I durante o período de pandemia nas redes de ensino municipal, privada e estadual na cidade de Ubá-MG. Quanto a metodologia, classifica-se como pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e estudo de caso. Quanto a coleta de dados, foram utilizados questionários semiestruturados através da plataforma Google Forms. Como técnica de análise de resultado, utilizou-se a ferramenta Microsoft Excel. Com base nos resultados, pode se concluir que este foi um período de adaptação e aprendizagem no manuseio destas tecnologias tanto para os docentes, quanto para os discentes. Apesar de algumas dificuldades apresentadas pelos docentes em relação ao ensino remoto durante a pandemia, percebe-se um cenário positivo em relação ao ensino remoto com o auxílio das TICs. No entanto, ainda há um grande despreparo por parte das instituições de ensino, havendo necessidade de avaliação e adequação para que não venha prejudicar na aprendizagem e interação entre aluno/professor.

Palavra-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Docentes; Ensino e Aprendizagem; Pandemia.