Última alteração: 2020-12-01
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Daiane de Paula Oliveira, discente do 4° período sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa. Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100horas e ocorreu de no formato Remoto. Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos. Público alvo: Comunidade me geral, acima de 16 anos. Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos. Competências e habilidades: Proporcionou conhecimento prático e teórico onde se consolida o aprender a fazer aplicação e correção de testes, montagem de laudos, e nas relações interpessoais, bem como avaliar conforme as orientações do coordenador do curso.
Referências bibliográficas usadas como suporte:
CICONELLI, R. M. et al. Tradução para o português e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida “Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36)”. São Paulo, 1997. 148 p. Tese (Doutorado em Medicina) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 1997.
FALCONE, E. M. de O. et al. Validade Convergente do Inventário de Empatia (IE). Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 2, p. 203-209, Aug. 2013.
FLECK, M. P. A. et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-bref". Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Rev. Saúde Pública, 34 (2): 178-83, 2000.
MAYER, J. D.; SALOVEY, P. (1997). What is emotional intelligence? Em: P. Salovey & D. J. Sluyter (Eds.). Emotional Development and Emotional Intelligence: Implications for Educators, (pp. 3-31), New York, Basic Books.
MCCRAE, R. R.; COSTA, P. T. Jr. (1996). A Five -Factor Theory of Personality. Em L. A Pervin & O. P John (Org.), Handbook of personality: Theory and Research (pp.139-153). New York: Guilford.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.