Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Estágio Supervisionado Básico em Avaliação Psicológica
Ana Carolina Pinto Miquilitto, Alexandre Augusto Macedo Corrêa

Última alteração: 2020-12-01

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia Ana Carolina Pinto Miquilitto, discente do sexto período sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa.

Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu de no formato Remoto.

Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.

Público alvo: Comunidade em geral, acima de 16 anos.

Práticas, Procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.

Competências e habilidades: O estágio proporcionou a melhoria na habilidade da aplicação de testes, e o próprio conhecimento sobre vários deles. Como também a criação de novos, o que mostrou que é essencial saber como tudo foi criado antes mesmo de saber analisar os resultados.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

American Psychiatric Association. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (5a ed.; M. I. C. Nascimento, Trad.). Porto Alegre, RS: Artmed.

CASTRO, Mônica de et al. Qualidade de vida de pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise avaliada através do instrumento genérico SF-36. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 49, n. 3, p. 245-249, set. 2003.

BAMPI, Luciana Neves da Silva; GUILHEM, Dirce; LIMA, David Duarte. Qualidade de vida em pessoas com lesão medular traumática: um estudo com o WHOQOL-bref. Rev. bras. epidemiol., São Paulo,v. 11, n. 1, p. 67-77, Mar.  2008.

FALCONE, Eliane Mary de Oliveira et al. Validade convergente do Inventário de Empatia (IE). Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 2, p. 203-209, Aug.  2013.

TREVIZANI, Lenara Patrícia; MARIN, Angela Helena. Competência emocional em professores e sua relação com tempo de docência e satisfação com o trabalho. Rev. psicopedag.,  São Paulo, v. 37, n. 112, p. 52-63, abr.  2020.

HAUCK FILHO, Nelson et al. Evidências de validade de marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade no modelo dos cinco grandes fatores. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 28, n. 4, p. 417-423, Dec.  2012.