Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Resumo do relatório estágio remoto Acolher Psi
Camila Ferro Machado, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do(a) acadêmico(a) de psicologia CAMILA FERRO MACHADO, discente do 10º período sob supervisão do(a) Professor(a) Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 20/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária total de 110 horas e ocorreu de no formato Remoto. Objetivo do Estágio: Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica durante a pandemia de COVID-19. Objetivos Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social; Fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram. Público alvo: pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social. Práticas, procedimentos e Intervenções: a paciente número 1 apresentou uma demanda de crises de ansiedade, ao longo das sessões, foi passado exercícios de psicoeducação tais como respiração diafragmática e acalme-se. Sua evolução foi bastante positiva, a paciente conseguiu entender como funcionava seus pensamentos automáticos e o porquê de causarem crises. Através de técnicas em terapia cognitivo comportamental como diário das emoções, a paciente hoje consegue lidar melhor com a sua ansiedade. A paciente 2, também apresentou demandas de crises de ansiedade em sua triagem, a paciente possui bastante conhecimento e entendimento sobre seus sintomas, porém apresentou alguns pensamentos depressivos e até mesmo de ideação suicida. Durante as sessões, foi apresentado sobre a importância da psicoeducação na terapia, tais como o reconhecimento dos pensamentos automáticos, diário das emoções e exercícios com técnicas de respiração (acalme-se e respiração diafragmática). Sua evolução foi boa e hoje a paciente consegue lidar melhor com sua crise. A paciente 3 apresentou demanda de ideação suicida, a mesma relatou que sofreu bullying na escola e que não possui apoio dos pais. Ao longo das sessões, foi realizada uma escuta onde a paciente passou a se sentir bem melhor e com mais segurança em se aceitar e entender o que estava acontecendo. Por vontade própria, a mesma procurou um tratamento com psiquiatra e está seguindo em encaminhamento. As teorias e materiais trabalhados com a paciente foi psicoeducação, diário das emoções e técnicas de respiração para auxiliar em momentos de crise. Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente. Referências bibliográficas usadas como suporte:

WRIGHT, Jesse H.; BASCO, Monica R.; THASE, Michael E.  Aprendendo a Terapia Cognitvo Comportamental: Um guia ilustrado. 1. ed. São Paulo: Artmed, 2008. p. 1-219.

CARVALHO, M. R. D; MALAGRIS, L. E. N; RANGÉ, Bernard P. Psicoeducação em Terapia Cognitivo Comportamental:1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2019. p. 1-15.