Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Estágio social no Gruo Asas
Marcos Vinicios Alves Regino, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico do acadêmico de psicologia Marcos vinícios Alves Regino, discente do 8º período sob supervisão da Professora Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 05/09/2020 a 28/11/2020, com carga horária total de 65 horas e ocorreu no formato presencial na rua Ademar Gomes da Silva, São Domingos, 111, Ubá, MG.

Objetivo do Estágio: O objetivo inicial do estágio era proporcionar a comunidade do bairro e a cidade como um todo atendimento psicológico clínico e em grupo Através da instituição Grupo Asas.

Público alvo: Comunidade do bairro São Domingos e a cidade como um todo, com foco em jovens de 12 a 22 anos.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram, inicialmente, feitas triagens mas com o passar do tempo o grupo do oitavo período ficou com o trabalho em grupo junto a comunidade e se vissemos alguma necessidade mais específica passavamos para os estagiários mais experientes. Nosso primeiro trabalho foi em cima do tema: setembro amarelo e o suicídio. Fizemos uma dinâmica com balões cujo o objetivo era demonstrar a importância de se falar sobre sentimentos e para tal foram utilizados 10 balões e era solicitado aos participantes que pegassem jogassem estes balões para o alto e um deles tentaria pegar o máximo que conseguise. Com isto eles puderam compreender as cirtunstancias do que sentem e quando sentem e aprenderam sobre a importância de se dividir o que se sente (Schaffer, 2004). Logo após fizemos um breve bate papo e dispensamos a turma. Depois de duas semanas decidimos mudar os temas e objetivos focando agora na orientação profissional, mas de uma forma que atrairia os jovens pois estavamos tendo pouco sucesso em trazer novas pessoas para o grupo. Então tivemos a ideia de levar a orientação profissonal para os jovens da comunidade com o objetivo de permitir a eles  fazerem escolhas profissionais conscientes e construirem seus projetos de vida. Começamos espalhando cartazes pelas ruas do bairro São Domingos e na semana seguinte fizemos um trabalho em grupo com dinâmicas e palestras. Para a dinâmica novamente usamos balões como material principal mas desta vez colocamos os nomes de profissões dentro dos balões que posteriomente foram enchidos. Com estes balões em mãos os jovens deveriam estoura-los e a profissão que for sorteada por ele deveria ser explicada e caso tivessedificuldades nós o ajudariamos.Após esta etapa fizemos palestras sobre ingresso na faculdade e meios para conseguir bolsas e financiamentos estudantis. Indagavamos as dificuldades de cada individuo (Pichon-Rivière & Quiroga, 1998). Após este primeiro momento e se houvesse necessidade fariamos atendimentos dindividuais com estes jovens.

Competências e habilidades: A experiência em comuniades carentes é sempre impactante pois é onde a desigualdade social se apresenta de forma gritante. O projeto de orientação profissional foi o que mais me chamou a atenção pois a princípio os adolescentes não tinham indagações quanto a profissão que iriam seguir ou, por vezes, sequer pensavam em seguir uma carreira ou profissão. Percebe-se que a escola não se preocupa em falar sobre o futuro profissional ou faculdade. A orientação profissional não pode se restringir as classes sociais economicamente favorecidas. Ela tem que ser um direito de todos e atuar em todos os níveis, proporcionando tanto informação sobre a realidade do mercado de trabalho quanto o autoconhecimento(Muller, 1986).

Referências bibliográficas:

Muller, M. (1986). Orientação vocacional. Porto Alegre: Artes Médicas.

Pichon-Rivière, E., & Quiroga, A. P. (1998). Psicologia da vida cotidiana. São Paulo: Martins Fontes

Schaffer, H. (2004). Introducing Child Psychology. Singapore: Blackwell Publishing.