Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório Estágio
Luis Felipe Augusto, Jaqueline Duque Kreutzfeld Toledo

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Estágio em Tocantins-MG

Relatório de estagio básico do acadêmico de psicologia Luis Felipe Augusto Leite do 8° período, sob supervisão Jaqueline Duque Kreutzfeld Toledo CRP: 04/30.330.

Este relatório acontece dentre o período de 06 de agosto a 11 de dezembro do ano de 2020, com carga horária total de 140 horas, ocorreu no formato presencial, localizado no Centro Integrado De Saúde na cidade de Tocantins-MG.

Público Alvo: Variados tipos de pessoas, exceto crianças.

Praticas, procedimentos e intervenções: O estágio era realizado todas quintas-feiras, semanalmente, havendo uma locomoção cedida pela prefeitura da cidade de Tocantins-MG. No horário de 14:30 até às 18:30, no meu bloco de pacientes eram 4 fixos.

Um estágio de suma importância e com bastante aprendizado pois se tratava de um estágio em atendimento, e eu necessitava de ter esse contato real com a profissão, tendo em vista também o atual cenário do nosso mundo que é a pandemia pois ainda teríamos esse “pequeno obstáculo”, por se tratar de uma clínica com uma ala de testes de COVID19. Então foi mais um entrave na realização desse estágio que pelo decorrer encaminhou certamente. Se tratava de 4 atendimentos dentro de 40 a 50 minutos, e no final de cada atendimento era realizado a higienização dá sala para o próximo paciente. Nesse estágio de atendimento no meu ponto de vista houve vários aspectos importantes para servir de aprendizado que não somente na teoria era muito perceptível, tive pacientes que houve a desistência dos atendimentos, teve paciente com uma bagagem imensa precisando de ser ouvidas, alguns outros trouxeram seus choros suas angústias, que a cada sessão era visível a melhora dos mesmo. Dúvidas que foram surgindo eram relatadas em supervisões e assim solucionadas, houve também pesquisas em artigos e vídeos se tratando de falas trazidas pelos pacientes. Com a ajuda da minha Supervisora e de outros métodos, consegui me sobressair em cada sessão e perceber a melhora dos pacientes.

Competência e habilidades: Nesse estágio pude observar algumas técnicas que foram apresentadas para nós pela supervisora dias antes de começar a prática, que conseguimos aplicar em campo, técnicas essas denominadas de atenção flutuante e associação livre. A associação livre consistia em deixar o paciente relatar sobre sua vida, causando assim um fluxo de pensamentos sendo “descarregados” e podendo assim ser liberado várias concepções carregadas de significados. A atenção flutuante era onde eu prestava atenção em todas falas e gestos do paciente podendo assim também revelar uma compreensão do que está sendo dito, algo dito por “impulso”, falas carregadas de sentimentos negativos ou até mesmo alguns gestos com os dedos pode nos dizer muito sobre o que o paciente está vivenciando e está querendo nos relatar, falas estas que podem ser devolvidas para o paciente em formas de questionamento.

Alguns pacientes vinham “carregados” de situações e demandas, demandas estas que eram trabalhadas em sessões, alguns deles chegavam com tanta angústia que desabava no choro, os pacientes eram ouvidos por mim e havendo uma devolução sobre aquilo que estava sendo dito (caso necessário) pois eu nunca sei quem está entrando no consultório, o paciente com suas queixas que vai me mostrando.

Uma paciente veio com a queixa do luto pela perda de seu pai, outra pela superproteção de seu filho, uma vinha queixando de sua relação negativa com sua mãe, outra uma ansiedade extrema pelo futuro. Com esse pequeno resumo consigo demonstrar que cada paciente, cada sujeito tem sua subjetividade e sua percepção de vida, e que todos a cada sessão precisava serem trabalhados diferentes formas de serem ouvidos e que cada indivíduo vinha com suas dores e suas angústias, tendo assim cada paciente uma forma de escuta individualizada e elaborada em torno do que vinham trazendo a cada sessão.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

SCHRAMM, Fermin Roland. Morte e finitude em nossa sociedade: implicações no ensino dos cuidados paliativos. Instituto nacional do câncer INCA, [S. l.], p. 1-4, 27 out. 2001. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/site/arquivos/n_48/v01/pdf/opiniao.pdf. Acesso em: 23 nov.

Neiva, K. M. C. (2003). A maturidade para a escolha profissional: uma comparação entre alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4, 97-103

HUTZ, Claudio Simon; BARDAGIR, Marúcia Patta. Indecisão profissional, ansiedade e depressão na adolescência: a influência dos estilos parentais. Scielo, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1-5, 1 jun. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712006000100008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 23 nov. 2020.

Jatobá, JDVN, & Bastos, O. (2007). Depressão e ansiedade em adolescentes de escolas públicas e privadas [Depressão e ansiedade em adolescentes de escolas públicas e privadas]. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 56 (3), 171–179.

- PICCININI. C.A, LOPES. R.S, GOMES. A.G, NARDI. T, “Gestação e a constituição da maternidade”, Psicologia em Estudo, v.13 n.1 Maringá 2008