Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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A Satisfação dos Primeiros Atendimentos
Wedne Silva Santos, Pedrita Vargas Paulino

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do acadêmico de psicologia Wedne da Silva Santos, discente do décimo período sob supervisão da Professora Pedrita Reis Vargas Paulino. Este relatório abrange o período de 24/08/2020 até 30/11/2020, com carga horária total de 148 horas e ocorreu de no formato Presencial – na instituição ASAS - AMIGOS SEMPRE AMIGOS. Objetivo do Estágio: Geral: Atender a demanda de sujeitos que procuram o grupo ASAS, realizando atendimentos semanais. Objetivos específicos: Trabalhar com os pacientes as demandas levadas por eles e as identificadas mais tarde, a fim de diminuir o sofrimento psíquico do mesmo. Público alvo: O público alvo do estágio são pessoas de todas as idades que se tornaram conhecedoras da ação gratuita oferecida pelo grupo ASAS e julgaram por algum motivo que necessitavam de um acompanhamento psicológico. Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram utilizadas técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental na condução dos atendimentos, cada paciente com sua especificidade e condução maleável para melhor atender o mesmo, com metas gradativas estabelecidas para serem alcançadas aos poucos e deixar clara a evolução da situação apresentada nos atendimentos. Foram atendidos 3 pacientes durante o período de estágio, o primeiro paciente se chama KVR e tem 10 anos de idade, tendo a queixa principal trazida pela mãe (DV) como introversão causada por consequências da obesidade mórbida. Ao iniciar os encontros com KVR pude perceber uma criança calma, inteligente e compreensiva, sabendo lidar com o inevitável bullying causado por crianças de idade parecida e com o fato de fazer consultas com uma nutricionista, seguindo a risca o que era passado pela mesma, porém com algumas dificuldades de lidar com a separação dos pais, o alcoolismo do pai e a falta de atenção por parte dos familiares. Ao longo das sessões foram trabalhadas algumas formas mais leves de encarar o que incomodava KVR no dia a dia, um encorajamento a falar de alguns assuntos que sentisse necessidade de expor para sua família e uma ocupação saudável nos momentos em que não tivesse alguém para lhe dar atenção, como praticar exercícios, brincar e realizar alguma atividade escolar. Foi notada uma autoconfiança crescente na criança e foi relatado pela mãe uma crescente confiança e abertura entre os dois, o que melhorou a relação dos mesmos. A segunda paciente se chama EC e tem 58 anos de idade, trazendo como queixa principal uma tristeza profunda e contínua. Após o início dos atendimentos pude identificar um medo excessivo de muitas coisas e um relacionamento abusivo não notado pela paciente. O primeiro foco foi em descobrir quais medos deveriam ser superados primeiro de acordo com a vontade de EC, para gradativamente extinguir todos e fazer com que a mesma percebesse o relacionamento abusivo em que se encontra para futuramente tomar a atitude que julgar necessária. Depois de muito progresso em sua autopercepção, o medo escolhido para superar primeiro foi o de andar de veículos motorizados novamente, então foi sugerido que ela voltasse a ir a alguns lugares de bicicleta, pois quando não se sentisse segura poderia descer e empurrar o veículo, após readquirir a confiança poderia progredir para algum veículo motorizado de sua vontade. O seu namoro como descrito por ela, parecia ser o que a travava e tirava toda sua coragem e autoestima, então em várias sessões fui conduzindo a paciente para que falasse de seu relacionamento, aos poucos a mesma viu que só falava coisas ruins e que aquela relação provavelmente estaria fazendo mal, posteriormente pedi que ela levasse escrito para mim alguns pontos positivos de sua relação, consequentemente ela se frustrou ao voltar com o papel em branco. Não tivemos tempo de sanar todas as pendências que foram vistas devido a algumas faltas da paciente que ia paras a consultas escondida do namorado, mas o progresso foi notável. A terceira paciente se chama EM e tem 48 anos de idade, ela teve como queixa principal ansiedade e psoríase, alegando que precisaria dos atendimentos para manter os efeitos da psoríase controlados, porém compareceu aos atendimentos pouquíssimas vezes, fazendo com que o acompanhamento fosse inconclusivo.

Competências e habilidades: analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional; analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Referências: ARAÚJO, Neuraci; RUBINO, Juan; OLIVEIRA, Maria. Avaliação e Intervenção na Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental. Sinopsys Editora. 2018.