Última alteração: 2020-12-01
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Larissa Amorim Rodrigues, discente do sexto período sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa.
Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato Remoto
Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.
Público alvo: Comunidade em geral, acima de 16 anos.
Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.
Competências e habilidades: O estágio foi de grande relevância em minha formação profissional, sendo que propiciou aprendizagem e familiarização com métodos de avaliação psicológica, como elaboração de entrevistas e instrumentos estruturados; aplicação e correção de testes e elaboração de laudos.
A prática ainda permitiu o método de observação através da aplicação de testes, o que é fundamental durante uma avaliação, visto que é um grande meio para a obtenção de informações.
Referências bibliográficas usadas como suporte:
TEIXEIRA, Ana Carlota Pinto; DA FONSECA, Ana Rita; MAXIMO, Izabel Maria N. da
Silva. Inventário SF36: avaliação da qualidade de vida dos alunos do Curso de Psicologia
do Centro UNISAL - U.E. de Lorena (SP). Psic, São Paulo , v. 3, n. 1, p. 16-27, jun. 2002.
BAMPI, Luciana Neves da Silva; GUILHEM, Dirce; LIMA, David Duarte. Qualidade de
vida em pessoas com lesão medular traumática: um estudo com o WHOQOL-bref. Rev.
bras. epidemiol., São Paulo , v. 11, n. 1, p. 67-77, Mar. 2008.
TREVIZANI, Lenara Patrícia e MARIN, Angela Helena.Competência emocional em
professores e sua relação com tempo de docência e satisfação com o trabalho. Rev.
psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.112, pp. 52-63. ISSN 0103-8486.
FALCONE, Eliane Mary de Oliveira et al . Validade convergente do Inventário de Empatia
(IE). Psico-USF, Itatiba , v. 18, n. 2, p. 203-209, Aug. 2013.
Costa, P., & McCrae, R. (2000). Manual Profissional - NEO PI-R, Inventário de
Personalidade NEO Revisto (1ªed.). Lisboa: CEGOC-TEA Lda.
McCrae, R., & Costa, P. (2004). A completemplated revision of the NEO FIVE-Factor
Inventory. Personality and individual differences, 36, 587-596.
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais : DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. - 5. ed. - Porto Alegre : Artmed, 2014.