Última alteração: 2020-12-07
Resumo
Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Diovana Delazari Oliveira, discente do 10° período sob supervisão do Professora Analisa Candian Marques.
Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 30 de novembro, com carga horária total de 94 horas e 20 min ocorreu de no formato presencial.
Objetivo do Estágio: O estágio tem a finalidade de auxiliar em demandas trazidas por pacientes em âmbito clínico.
Público alvo: Pacientes com demandas e pessoas com alguma situação emergencial.
Práticas, procedimentos e Intervenções: O estágio foi realizado em campo, Núcleo Regional do Câncer na cidade de Ubá-MG, onde teve a finalidade de auxiliar pacientes que trouxeram demandas e trabalhar em cima delas para tentar conseguir algum resultado.
Durante todo o período se passaram 6 pacientes por mim, onde 5 permaneceram até o final. É importante considerar que para qualquer acompanhamento efetuado, foi necessário uma observação e investigação psicológica, que implica em uma intervenção pontual.
É necessário ressaltar que cada indivíduo possui sua subjetividade que deve ser considerada, porém, existem pontos dos princípios da terapia cognitivo-comportamental existentes para todos os pacientes, levando-se em conta para obter um melhor resultado durante o processo.
Dentre os processos, existe a formulação em desenvolvimento contínuo dos problemas dos pacientes onde deve-se perceber as estruturas que acontecem, pensamentos e comportamentos, mas para que o paciente passe todas as informações, é importante construir a aliança terapêutica, demonstrando empatia pela história dele e por cada situação relatada, além de sempre buscar um feedback. É importante considerar as atividades como um trabalho em equipe, buscando uma abordagem focando nos problemas que na grande maioria das vezes são trazidos como os mais atuais, que estão vivenciando.
Portanto, foi essencial a orientação em todo processo e reeducação em determinadas situações que se enquadra, estruturando todas as sessões e fazendo com que o paciente consiga identificar todos as disfunções nos seus pensamentos e crenças, conhecidos como pensamentos automáticos.
Competências e habilidades: Para executar as atividades foi necessário um estudo mais aprofundado dentro do conteúdo e individualidades dos pacientes, que foi necessário, estruturando uma profundidade teórica.
As dimensões de conhecimentos estão relacionadas as informações buscadas, associando a técnicas, capacidade para executar, entender e saber fazer, transformando conhecimento em ação, apropriando as habilidades e as competências, trilhando em linhas e cuidados com a ética.
Foi necessário buscar um estudo em doenças congênitas, transtornos mentais e o que isso acomete ao indivíduo, com o objetivo de proporcionar melhores resultados terapêuticos.
Referência Bibliográfica:
BECK, Judite S.; Terapia Cognitivo Comportamental: Teoria e Prática. 2. ed. Porto Alegre RS: Artmed, 2014. P. 1-399.